fbpx
agencia de marketing digital juiz de fora
Blog Growth Idea

Como chamar a atenção de clientes na internet

Como chamar a atenção dos meus clientes

O que você vai ver nesse conteúdo

No meio de tantas informações e conteúdos é muito provável que você esteja se perguntando como chamar a atenção de clientes na internet.

Vivemos em uma verdadeira competição na qual empresas e pessoas buscam nossa atenção nas redes sociais o tempo inteiro. 

De fato, no e-commerce, antes de você conquistar a venda, você precisa conquistar o olhar das pessoas. É um trabalho dobrado, mas que vale a pena!

Neste artigo, vou te mostrar que existem 7 estratégias eficientes para chamar a atenção dos seus clientes na internet. 

Vem com a gente e comece a bombar suas redes sociais e alavancar suas vendas! 

 

 

Como chamar a atenção de clientes

 

 

Tempo de leitura: 14 minutos

Você vai ler sobre:

Como chamar a atenção dos meus clientes na internet

1- Conheça seu público

2- Crie iscas

3- Invista no SEO

4- Utilize humor

5- Faça promoções criativas

6- Faça collabs com influenciadores

7- Invista na experiência do cliente

Conclusão

 

Como chamar a atenção dos meus clientes na internet

Os clientes estão diferentes! 

Primeiramente, precisamos entender que o comportamento das pessoas mudou. 

Tempos atrás, para conseguir atenção para seu negócio, você precisaria colocar anúncios na televisão, no rádio, em outdoors e busdoors.

Hoje, essas mídias continuam sendo eficientes, mas você pode perceber que são mais utilizadas por grandes marcas com muito investimento. 

E você sabe o por quê?

Porque as pessoas mudaram, os hábitos mudaram, os comportamentos mudaram!

Aquele pai de família que trabalhava 8 horas por dia em seu escritório, sem contato com o mundo exterior, chegava em casa às 18h, ligava a TV às 19h para assistir o jornal e era metralhado de propagandas durante o tempo de intervalo, está em extinção.

Agora é diferente. Todos estão na internet o tempo todo!

De acordo com pesquisas, em 2018 o Instagram bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos e a internet, no geral, envolve cerca de 4,66 bilhões de pessoas. É mais da metade da população mundial.

E graças à web, fazer publicidade agora é algo menos custoso e mais democrático. Afinal, é totalmente possível você divulgar seu produto na internet sem nenhum gasto. Não está acreditando? Então vem ler nosso artigo sobre Como Vender no Mercado Livre.

E onde eu quero chegar com tudo isso? Eu quero te mostrar que você pode (e deve) se posicionar no meio virtual. 

Com as estratégias corretas, você poderá chamar a atenção de – muitos- clientes para sua empresa!

Pronto para começar? Então, se liga nessas dicas:

 

1- Conheça seu público

Para chamar a atenção de forma positiva de uma pessoa, antes, você deve conhecê-la.

Vamos começar te contando uma história de uma de nossas redatoras, para entendermos melhor essa importância. 

Senta, porque lá vem a história…

“Certa vez, minha prima estava interessada em um amigo meu, da França, que estava fazendo intercâmbio na faculdade em que eu estudava aqui no Brasil, mas ele não falava nada de português. 

De tanto minha prima insistir, convidei os dois para jantarem comigo em um restaurante bacana para que ambos se conhecessem

Naquela noite, eu tentei avisar minha prima sobre o garoto não falar nossa língua, mas ela estava tão empolgada que nem me deixou falar. Ainda tirou fotos e colocou no instagram pensando que ele fosse pedir para segui-la na rede logo após nosso jantar.

Assim que ele chegou no local, ela não entendeu uma palavra do que ele disse. 

Passamos uma noite muito divertida e agradável, mas eles não conseguiam conversar diretamente sem meu intermédio. 

No final, ela um pouco frustrada, falou comigo “bom, pelo menos ele pode se interessar mais por mim depois de ver minhas fotos no Instagram.” Mas a verdade é que ele não usava Instagram, só Facebook.

Por fim, o encontro não deu em nada, mas teremos essa história para guardar para sempre e rir um pouco. 

Esse engraçado episódio poderia ter tido um final muito diferente se a minha prima tivesse investido em conhecer mais o cara antes, não acha?”

 

Essa história ilustra nosso cenário na internet: não adianta você produzir ótimos conteúdos se eles não estiverem nas plataformas onde seus clientes estão e falando em outra linguagem.

Portanto, pesquise, colete dados (alô, LGPD!), faça enquetes, busque conhecer seu público-alvo, crie personas, estude e utilize ferramentas para entender quem são os interessados no seu produto e quais são seus hábitos.

Assim, você irá produzir os conteúdos certos, para postar na hora certa, no canal certo. 

 

 

2- Crie iscas

As iscas digitais são compostas por elementos que nos atraem e ganham nossa atenção.

Elas também são muito eficientes quando tocam na ferida, ou seja, falam de um problema que nós temos e queremos solucionar, criando identificação com a marca.

Conhecendo o público que você precisa atingir, com seus costumes, hábitos e gostos, fica fácil criar iscas!

Agora, vamos falar das estratégias de marketing de conteúdo que funcionam como iscas muito eficientes no e-commerce e são uma ótima forma de chamar a atenção de clientes na internet.

Mas, antes, vou te contar o segredo das iscas mais poderosas, o elemento X da receita:

Para a isca chamar a atenção do seu potencial cliente, é preciso que ela gere valor. Se o valor gerado for maior que o preço do produto, as chances de vender serão altíssimas!

Como assim? 

Digamos que você vende semi-jóias no instagram e postou uma série de conteúdos falando sobre como seus clientes devem cuidar para aumentar a durabilidade dos produtos e, ainda, sobre como adaptá-los para várias ocasiões diferentes.

Uma jovem do outro lado da tela acompanhou essas postagens e pensou “nossa, essa empresa entende mesmo de semi jóias! O produto deles deve ser bem caro.”

Ela entra para conferir os preços e se surpreende, percebendo que é bem mais em conta do que havia pensado. Na hora ela faz seu pedido feliz da vida!

valor > preço

Conseguiu identificar a importância da entrega de valor para as vendas? Dessa forma, você pode ativar gatilhos mentais poderosos como o de reciprocidade e o de autoridade, agilizando a decisão de compra do seu lead.

Além disso, gerando valor, as pessoas vão compartilhar com amigos e familiares, fazendo com que leads gerem leads! Sensacional, não?

Você pode produzir conteúdos de valor de várias formas. Como por exemplo:

 

  • Blog:

De acordo com pesquisas, 70% das pessoas preferem conhecer mais uma empresa através de artigos de blogs do que por meio de propagandas. Além disso, lojas que investem em blogs atraem mais clientes em cerca de 3 vezes.

Um blog é muito útil para gerar valor e atrair seus clientes. Ele também fortalece a imagem da sua empresa, gerando credibilidade e autoridade. Nele, você pode produzir vários artigos sobre temas relacionados ao seu produto. Não economize nos dados, pense em temas interessantes e forneça informações relevantes. 

 

  • Redes sociais:

Se os seus consumidores estão nas redes sociais, você também deve estar! Procure entender se eles utilizam mais o Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter ou outra plataforma. O importante é estar no lugar certo! Marque presença publicando materiais diversificados, de qualidade e com constância. Você também pode optar por memes e conteúdos virais, mas lembre-se de utilizar esses recursos com sabedoria e inteligência para não causar prejuízos à imagem do seu negócio.

 

  • Materiais ricos:

Os materiais ricos são aqueles que entregam um valor ainda maior para seus clientes. Por isso, em troca desses materiais, você pode solicitar alguns dados dos seus leads para continuar o processo de nutrição dos mesmos e trabalhar o funil de vendas. Alguns exemplos são: artigos, e-books, infográficos, webinars, templates e planilhas.

 

  • E-mail marketing:

Ao captar os dados do seu lead e ter certeza que ele concorda em receber e-mails da sua empresa, invista em enviar um e-mail marketing por semana ou a cada 15 dias. Por meio deles, você pode enviar conteúdos para gerar valor e também novidades sobre seus produtos e sua loja.

 

3- Invista no SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma ótima forma de chamar a atenção dos seus clientes na internet. Isso porque, esse elemento do marketing digital é um conjunto de estratégias que contribuem para que um site ou blog apareça entre as primeiras opção nos buscadores da internet. 

Por exemplo, se você procurar no Google por “sapatos masculinos no Rio de Janeiro”, as primeiras páginas ranqueadas serão as que têm os melhores desempenhos de SEO. 

Portanto, se o seu cliente pesquisar sobre algum produto ou assunto específico e o seu site estiver bem ranqueado, é muito provável que isso chame a atenção dele e o faça clicar em seu domínio, o levando a conhecer sua empresa.

“Mas, como posso melhorar meu SEO?” 

O SEO é composto por estratégias que abrangem desde a palavra-chave até imagens e links. Quanto melhor for a produção do seu site, mais bem ranqueado ele será nas plataformas de busca da internet. 

E além de chamar mais a atenção do seu cliente, mostrar autoridade e gerar credibilidade para sua empresa, um site bem ranqueado também aumenta o tráfego orgânico para suas plataformas, sem custos adicionais.

Abaixo você confere um vídeo com mais dicas sobre como otimizar o SEO do seu site:

 

4- Utilize humor

O humor é uma ótima ferramenta para chamar a atenção na internet! 

Se você observar, a maior parte dos conteúdos virais são de humor. Afinal, o riso é contagiante!

Os memes são um exemplo disso. Trabalhar a identificação e permitir que a pessoa ria dela mesma, é um ótimo gatilho para que conteúdos sejam compartilhados em massa.

Essa estratégia pode sim ser utilizada para promover a imagem de uma empresa. Mas, é preciso ter cuidado e utilizar esse recurso com inteligência e sabedoria para que o conteúdo seja assertivo. 

Portanto, vale a pena utilizar memes e investir no bom humor para trazer mais leveza para as telas dos seus consumidores e deixar o nome da sua empresa em voga nos feeds.

 

5- Faça promoções criativas

Quem não ama uma promoção, não é? Elas são sempre bem-vindas!

Mas, já percebeu que a maior parte delas são iguais? Aproveitam datas comemorativas e oferecem os mesmos benefícios, como por exemplo cupons de desconto e baixa no preço ao comprar o produto em dobro.

Então, seja criativo e faça diferente! 

Pesquise sobre quais produtos seus consumidores se interessam mais e entenda o que mais os impede de comprar.

Quebre barreiras e objeções.

Você também pode inventar um dia de promoções da sua loja no ano, aproveitar datas importantes e pouco conhecidas do seu nicho ou, então, inventar um sistema de descontos que seja dinâmico.

Vale a pena até incluir interações com suas páginas nas redes sociais, como por exemplo: “curta os 10 últimos posts da página e ganhe 30% de desconto em nossos produtos.” Assim, você aproveita para aumentar seu engajamento também.

Aqui, vale abusar da criatividade! Planeje-se com antecedência e pense fora da caixa.

 

6- Faça collabs com influenciadores

Os influenciadores são um ótimo canal para chamar a atenção dos seus clientes na internet e fazer com que sua marca chegue para mais pessoas. 

Eles possuem poder sobre 3 elementos muito importantes:

1- Relevância: fit com nichos de mercado;

2- Alcance: número de pessoas que conseguem atingir;

3- Ressonância: número de curtidas e compartilhamentos gerados em um conteúdo.

 

Conheça 3 tipos de influenciadores e saiba qual o mais indicado para o seu negócio:

 

  • Fit Celebridade: Esse é o influenciador que todos querem para representar sua empresa! Eles possuem alta relevância, ressonância e alcance.

 

  • Top Celebridade: São aqueles com um número enorme de seguidores, mas que não possuem muita influência em alguma área específica. Eles possuem grande poder de alcance e ressonância, mas pouca relevância.

 

  • Autoridade: O influenciador autoridade ajuda na conversão de um público menor, mas muito qualificado. Ele, portanto, tem uma baixa audiência, mas muita ressonância e relevância.

 

Dica: Para ler mais sobre os tipos de influenciadores, CLIQUE AQUI.

 

7- Invista na experiência do cliente

A experiência do cliente é um fator de extrema relevância para chamar a atenção, além de ser a base do sucesso para qualquer empresa. Isso vale tanto para a internet quanto para as lojas físicas. 

Por isso, faça com que a relação do lead com seu negócio seja algo marcante. Assim, as chances de indicação e recompra serão potencializadas.

No meio virtual, mantenha constância e certifique-se de que seu site está sempre atualizado. Invista em um bom design e em plataformas que tenham o carregamento rápido. CLIQUE AQUI e saiba mais sobre como montar uma loja online de qualidade.

Atente-se também ao atendimento e relacionamento com o cliente. Tenha agilidade para responder mensagens, comentários e e-mails.

Lembre-se, ainda, de oferecer um atendimento personalizado, com educação, bom humor e preocupação em resolver o problema do seu consumidor.

Esses são elementos fundamentais que diferenciam sua empresa e garantem uma boa experiência de compra. 

Aqui também vale utilizar a criatividade e pensar em recursos para deixar seu atendimento único!

 

 

Conclusão

Calma, sei que depois de ler tantas informações, bate aquele desespero né?

Temos uma boa e uma má notícia para você.

A má notícia é: realmente não é fácil. Afinal, se fosse fácil, todo mundo faria, não é?

Mas o que vai diferenciar você das outras empresas agora é sua força e persistência!

Portanto, tenha ânimo! Concentre-se no foco e o sucesso virá.

A boa notícia é que você não está sozinho nessa jornada. Nós estamos aqui para te apoiar e ajudar. Afinal, você precisa focar na gestão da sua empresa, nas vendas e em outros inúmeros elementos do seu negócio, certo?

Então, porque não deixar a parte do marketing com um serviço de confiança e qualidade? 

CLIQUE AQUI e agende uma conversa com um de nossos especialistas! Vamos te apresentar nosso trabalho e nossos resultados para você ficar tranquilo e ter a certeza de que estará atraindo mais clientes pela internet. 😉

Compartilhe esse conteúdo!

WhatsApp
LinkedIn
Email

Comentários

Conteúdos relacionados