Blog Growth Idea

Marketing para profissionais da saúde

Marketing para profissionais da saúde

O que você vai ver nesse conteúdo

O Marketing para profissionais da saúde é fundamental para atrair novos pacientes e estabelecer uma marca no mercado de trabalho. 

Ou seja, não importa se você é dono de uma clínica grande ou um consultório mais simples, deve investir no marketing digital.

Apesar de ser algo muito relevante, o marketing na área da saúde deve ser feito com muito cuidado e ética para não expor os pacientes e acabar gerando uma má reputação para o profissional. 

Portanto, para te ajudar nessa missão, hoje estamos aqui para te contar tudo o que você precisa saber para começar a trabalhar na sua imagem e fazer um bom marketing como profissional da saúde.

Vamos começar?

 

 

Tempo de leitura: 12 minutos

Você vai ler sobre:

Por que fazer marketing?

Benefícios

  • Contribui para a sociedade
  • Atrai pacientes
  • Fideliza os pacientes antigos

Marketing para profissionais da saúde com ética

Como colocar em prática o marketing para profissionais da saúde

  • 1. Veja seu consultório como um negócio
  • 2. Conheça seu público
  • 3. Crie uma identidade
  • 4. Marque presença nas redes sociais
  • 5. Tenha um site ou blog 
  • 6. Utilize e-mail marketing

Conclusão

 

Por que fazer marketing?

Primeiramente, precisamos deixar claro que não estamos falando de qualquer marketing neste artigo, mas sim do marketing digital.

Por quê?

O marketing digital é criativo, inovador e estratégico. 

Ele procura criar uma comunicação de mão dupla e interativa, por meio do engajamento nas redes sociais. 

O profissional de saúde oferece valor ao potencial cliente, com conteúdos de qualidade, informações ricas, gerando credibilidade e autoridade para seu nome ou empresa na qual trabalha.

O marketing digital de qualidade encanta e atrai. Ele possui grande potencial de gerar conversões. Não é atoa que no Brasil 98,8% das pessoas já compraram na internet e 39% continuam adquirindo produtos em ambientes virtuais. 

“Ah, mas eu não vendo nenhum produto pela internet…” Não, mas você pode atrair pela internet!

Com um bom marketing digital, o profissional da saúde pode conquistar muitos pacientes através do ambiente virtual para que eles adquiram o seu serviço. 

Quer saber mais sobre marketing digital? Então CLICA AQUI

 

Benefícios

O profissional da área de saúde que quer se destacar no mercado de trabalho precisa investir na marca pessoal.

O marketing digital, além de contribuir para a reputação e expansão da marca, oferece inúmeros outros benefícios. 

Portanto, confira os principais pontos positivos do marketing digital para os profissionais da saúde:

 

  • Contribui para a sociedade

Certamente, como profissional da área da saúde, você já deve ter se deparado com pacientes que, antes de marcar uma consulta ou buscar ajuda com um especialista, procuraram um diagnóstico na internet.

Infelizmente, a facilidade do acesso à informação (ou desinformação) tem gerado muitas situações assim. E é nessa hora que você, com sua formação e conhecimentos, pode ajudar a sociedade. Já pensou nisso?

Ao trabalhar com marketing de conteúdo você poderá gerar informações relevantes para as pessoas. 

Dessa forma, você estará contribuindo não apenas para o fortalecimento da sua marca, mas também para que seus pacientes (ou potenciais pacientes), entendam melhor o que estão passando e se conscientizem com questões de bem-estar.

Consequentemente, isso irá gerar credibilidade e autoridade para sua imagem e fortalecimento para sua marca.

 

  • Atrai pacientes

Ao marcar presença nas redes sociais com informações relevantes sobre seu nicho, você alcançará mais pessoas e aumentará a visibilidade da sua marca. Ainda, será visto como autoridade no assunto em que domina. 

Assim, as pessoas começarão a perceber você como especialista e, consequentemente, confiar nos seus conhecimentos e desejar o seu serviço como profissional da saúde.

Por isso, vale apostar também na produção de materiais ricos, lives, palestras e webinars.

 

  • Fideliza os pacientes antigos

Se você está conseguindo conquistar novos pacientes, é claro que os antigos não vão querer ficar de fora, né?

Além de gerar confiança no seu trabalho, o marketing promove o relacionamento. Através das estratégias, você mantém um contato mais próximo do seu público.

E, nos serviços de saúde, esse fator é extremamente importante para fidelizar pacientes, por se tratar de uma área delicada na qual as pessoas precisam de uma atenção especial.

Portanto, com o marketing você irá atrair e fidelizar pacientes.

 

Marketing para profissionais da saúde com ética

Um dos desafio do marketing para profissionais da saúde é entender que os serviços envolvidos são totalmente diferentes dos produtos que as empresas vendem. 

Uma papelaria, por exemplo, pode divulgar as fotos dos cadernos, agendas e canetas que vendem, fazer promoções e até oferecer brindes para aumentar a visibilidade de sua marca. 

Já um médico possui inúmeras restrições para traçar suas estratégias de marketing. 

Mas, quando feitas com ética e planejamento, podem oferecer muitos bons resultados!

De acordo com o Conselho Federal de Medicina algumas ações, como fazer propaganda enganosa, usar palavras sensacionalistas e divulgar valores de consultas e procedimentos, não devem ser feitas.

Selfies com pacientes durante o atendimento e fotos de demonstração de resultados também são proibidas para uso em materiais de publicidade, mesmo com a autorização.

Para saber mais sobre o que é permitido ou não dentro do marketing para profissionais da saúde, CLIQUE AQUI.

 

Como colocar em prática o marketing para profissionais da saúde

 

1- Veja seu consultório como um negócio 

Primeiramente, pense comigo: todos os profissionais das mais diversas áreas que existem precisam vender algo, certo? Seja o dono de uma loja de roupas, um professor ou dentista: eles vendem seus produtos, conhecimentos e serviços. 

O que queremos é fazer com que você se enxergue como um verdadeiro vendedor dos seus serviços e perceba seu consultório como um negócio a ser gerenciado e promovido também para oferecer lucros. 

Certamente, a área da saúde nunca pode perder seu valor e sua humanidade. Assim, os lucros nunca devem ser a prioridade, mas sim o resultado de um bom trabalho feito tanto no tratamento das pessoas quanto no gerenciamento da empresa.

Portanto, invista no gerenciamento do seu negócio, encontre o seu diferencial competitivo e divulgue o seu trabalho para crescer cada dia mais no mercado.

 

2- Conheça seu público

Sabe quando seu paciente está com dor e precisa de uma receita? É preciso analisá-lo, fazer o diagnóstico e tratá-lo, certo? Nós do marketing também fazemos isso! Ou seja, conhecemos a pessoa, diagnosticamos sua dor e entregamos uma solução para curá-la. 

Ou seja, da mesma forma que você precisa conhecer o pacientes, seus hábitos, remédios de costume e analisar o quadro clínico, no marketing também é preciso conhecer a pessoa, seus hábitos, costumes e analisar seu contexto. 

Assim, é possível ser assertivo na linguagem e no conteúdo, marcando presença nas plataformas virtuais no momento certo para conquistar potenciais pacientes.

Após realizar a análise do público e seu comportamento, é possível criar uma persona.

A persona é um elemento do marketing digital que define para quem você irá criar seus conteúdos.

Ela é parecida com o público-alvo, mas é mais assertiva e gera mais resultados. 

Isso porque a persona é um perfil semi-ficcional que representa as pessoas que você pretende atingir. 

Este perfil contém um nome, idade, sexo, profissão e também possui problemas a resolver, hábitos diários e horários de acesso às redes sociais.

 

 “Criar personas é papel de artistas, nós somos profissionais de Marketing. Persona não se cria, se documenta.”Rafael Rez

 

Para criar uma persona adequada para o seu negócio, é preciso fazer pesquisas e coletar informações. 

Dessa forma, você conseguirá identificar as características comuns entre seus leads, como por exemplo seus hábitos e as redes sociais que utilizam. 

E, assim, você irá produzir os conteúdos certos, para postar na hora certa, no canal certo. 

 

3- Crie uma identidade

Invista em uma logomarca, paleta de cores e adote uma linguagem apropriada para o seu público.

Criar uma identidade é fundamental para fortalecer sua marca e fazê-la conhecida no mercado de trabalho.

Para isso, você pode contratar profissionais da área que vão entregar um material de qualidade pensado estrategicamente para conquistar seus pacientes e gerar autoridade.

Precisa de ajuda? Nós podemos montar a identidade visual perfeita para você! CLIQUE AQUI e entre em contato com um de nossos especialistas.

 

4- Marque presença nas redes sociais

Não é segredo que as redes sociais têm abrigado inúmeras empresas em todo o mundo.

No Brasil, por exemplo, 92,1% das empresas utilizam essas plataformas. Elas são elementos fundamentais no marketing digital.

As redes sociais são utilizadas para gerar conteúdos de qualidade, fortalecer a marca de pessoas, empresas, além de divulgar serviços e produtos.

Plataformas como Instagram, Facebook e Twitter são ótimas ferramentas para utilizar no marketing digital e, inicialmente, você nem precisa se preocupar com o orçamento. Criar um perfil nessas redes é totalmente gratuito. 

Mas, se você estiver disposto a investir nelas, posteriormente, pode trabalhar com anúncios pagos para aumentar ainda mais sua visibilidade.

Em um outro artigo, falamos sobre como começar a vender no Instagram do zero. CLIQUE AQUI para ler.

 

5- Tenha um site ou blog 

Construir um site ou um blog com artigos e informações relevantes pode ser um diferencial muito rico para sua marca!

Por exemplo, imagine que você está sentindo muita dor no estômago e procura um gastro para te auxiliar. 

Na consulta, o médico faz o diagnóstico e receita as medicações que você deve tomar para melhorar. 

No fim, ele te oferece um cartão com o endereço de um site e diz “qualquer dúvida, você pode me ligar ou acessar este site.”

Ao chegar em casa, você percebe que não sabe qual o melhor horário para tomar os remédios recomendados, mas decide acessar o site antes de entrar em contato com o médico. 

Então, você abre seu notebook, escreve o endereço do site e se depara com um blog recheado de artigos com todas as informações que você precisa sobre seu diagnóstico, remédios, alimentação e orientações gerais.

Certamente, você vai se sentir amparado pelo médico, mesmo sem entrar em contato com ele. 

Você também vai ler os artigos, escritos com uma linguagem simplificada para os pacientes, e entender tudo o que você precisa até se recuperar. 

Um conforto e segurança sem igual, não é?

Agora, imagine você oferecendo esses benefícios para os seus pacientes! Com certeza será um diferencial, não acha?

Portanto, comece agora mesmo a investir em um blog! 

 

6- Utilize e-mail marketing

Por fim, é importante que seus pacientes tenham seu e-mail para casos de urgência. Mas, esse canal de comunicação pode ser ainda mais aproveitado!

O e-mail marketing, como o próprio nome diz, são e-mails utilizados para promover sua marca e falar sobre seu serviço. 

Portanto, você pode utilizá-lo para entregar informações relevantes sobre saúde e bem-estar, lembrar o paciente de marcar a próxima consulta e estimular as pessoas para te acompanharem em outras plataformas. 

Lembrando que o texto bem escrito, claro e objetivo é fundamental para um bom e-mail marketing. Mas, também vale apostar em vídeos e imagens, sem esquecer das restrições estabelecidas ao marketing para profissionais da saúde.

Ah, e não se esqueça de sempre colocar um bom CTA para o seu site ou redes sociais no final do e-mail.

 

Conclusão

Em resumo, muitos profissionais da saúde poderiam ter um reconhecimento maior e ser mais valorizados se as pessoas conhecessem mais o seu trabalho.

E é por isso que nós estamos aqui, ou seja, para te ajudar a consolidar sua marca e fazer seu nome reconhecido no mercado. 

Portanto, cuide de seus pacientes e deixe que nós cuidamos das estratégias de marketing do seu consultório!

O marketing digital de qualidade para profissionais da saúde você encontra na Growth Idea. CLIQUE AQUI e entre em contato com um de nossos especialistas.

Compartilhe esse conteúdo!

WhatsApp
LinkedIn
Email

Comentários

Conteúdos relacionados