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Como vender no Instagram: 8 passos para o sucesso

Como vender no Instagram

O que você vai ver nesse conteúdo

Hoje você vai aprender como vender pelo Instagram com 8 passos fáceis e eficientes!

O Instagram é uma ótima ferramenta de marketing que possui um potencial gigante para vendas. 

Atualmente, mais de 70% das empresas americanas usam a rede social. E você não vai ficar de fora, não é? Então, vem ler o artigo!

Mas, antes, aproveite e venha visitar o Instagram da Growth!

 

Como vender no Instagram

 

Tempo de leitura: 15 minutos

Você vai ler sobre: 

8 Passos para vender no Instagram

  • 1- Escolha um nicho
  • 2- Marca ou herói?
  • 3- Escolha um nome
  • 4- Crie um perfil profissional
  • 5- Crie conteúdos
  • 6- Conquiste seguidores
  • 7- Monitore seu Instagram
  • 9- Como vender no Instagram?

Conclusão

 

 

 

Por que vender no Instagram?

Primeiramente, quero te contar o porque exatamente você deve aprender como vender no Instagram.

O Instagram é uma ferramenta chave para impulsionar suas vendas e eu posso te provar! 

Para começar nossa conversa, dá uma olhadinha nesses dados: em 2018, a plataforma chegou a marca de, nada mais, nada menos, que 1 BILHÃO de usuários ativos. Destes, 500 milhões acessam o Instagram todos os dias e 90% (ou seja, cerca de 9 milhões de pessoas) seguem pelo menos uma conta comercial! 

Além disso, segundo a Socialbakers, a rede possui o maior engajamento do mundo, ultrapassando o Facebook.

“Beleza, mas esse povo está mesmo interessado em fazer compras no Instagram?”

SIM!

Uma pesquisa feita pelo Facebook, constatou que 80% dos usuários do Instagram iniciam um processo de compra na plataforma, por meio de pesquisas e interações com a marca.

Bom, acho que te convenci a introduzir sua empresa no maravilhoso mundo do Instagram, não é? Se você quer conferir mais estatísticas, CLIQUE AQUI.

Hora de aprender como vender no Instagram! Vamos começar?

 

 

 

8 passos sobre como vender no Instagram

Vamos então para a parte prática das lições de como vender no Instagram!

Primeiramente, você precisa saber que existem dois tipos de vendas no Instagram: a venda direta e a venda por audiência.

A venda direta na rede acontece como o próprio nome fala: de forma direta. Nesse caso, o vendedor entra em contato com o potencial cliente por mensagem privada (o famoso direct), oferece seu produto e efetua o fechamento. 

Já a venda por audiência, acontece quando você faz do seu perfil uma verdadeira vitrine, com conteúdos de qualidade, que atraem as pessoas, fortalece sua marca e dissemina seu produto. 

Os pontos que irei abordar a seguir, vão auxiliar você a construir seu mercado no Instagram através da audiência. Vem comigo!

 

 

1- Escolha um nicho 

O primeiro passo para entender como vender no Instagram é definir o seu nicho, ou seja, o seu tema, sua segmentação, de vendas.

Alguns exemplos de nichos são: tecnologia, moda, entretenimento, culinária, saúde e bem-estar, marketing e finanças.

Se você ainda não escolheu seu nicho de vendas, eu aconselho utilizar os princípios do PHD: Paixão, Habilidade e Demanda. 

Identifique sua paixão, reconheça suas habilidades e verifique a demanda no mercado. 

Combinando esses três elementos, você encontrará o nicho perfeito para o seu negócio e suas chances de sucesso serão potencializadas.

CUIDADO: nessa etapa é muito importante encontrar equilíbrio! Ao segmentar muito seu mercado, você estará limitando o seu público. Da mesma forma, ao abranger um público muito grande, você provavelmente irá precisar de competir com grandes empresas já estabelecidas. 

Seja assertivo! Antes de escolher seu nicho, analise bem a demanda e concorrência.

 

 

2- Marca ou herói?

Depois de definir seu nicho, é o momento de avançar na sua identidade no Instagram. 

Agora, então, você deve escolher o protagonista do seu perfil: o herói ou a marca?

O perfil do herói tem como característica uma pessoa no holofote, ou seja, como protagonista. 

É como os perfis de famosos. O perfil da Juliette, por exemplo, exalta a pessoa, a personalidade, o herói, tornando-a uma verdadeira influenciadora de seus seguidores.

Por isso, mesmo ao fazer parcerias com produtos, a ganhadora do BBB 21 precisa aparecer e mostrar seu rostinho, afinal, o marketing é construído em cima da pessoa Juliette.

Já o perfil da marca não tem uma personalidade nos holofotes, mas sim a marca. É o caso de perfis como Netflix, Farm e Crocs. 

Ao escolher atuar com a marca, o perfil precisa colocar em evidência o produto. 

 

 

3- Escolha um nome

Escolher o nome e o usuário é uma parte muito importante na criação do seu perfil no Instagram. Ele pode transmitir autoridade ou descredibilidade para sua marca.

No espaço destinado a escolha do nome, você deve colocar o seu nome ou da sua empresa. Isso depende se você irá atuar como marca ou herói. Já o usuário é um nome único no Instagram e, por isso, acaba sendo mais difícil de criar. 

Algumas dicas para criar um @ (usuário) forte para seu perfil no Instagram:

 

  • Evite utilizar muitos caracteres além das letras. É muito comum utilizar “_” ou “.”, mas o excesso deles pode deixar seu nome visualmente poluído;

 

  • Procure explicitar seu nicho ou produto no nome, conectando seu mercado à sua marca. Dessa forma, quando alguém for procurar por algo sobre o seu segmento, logo irá encontrar o seu perfil. Então, se você é um nutricionista, personal trainer ou advogado, pode utilizar “nutri”, “personal” ou “advogado”, antes do nome. Por exemplo: @nutrigabi, @personal_nicole, @advogado.guilherme. Já se você vende artesanatos ou roupas, pode deixar isso claro colocando essas palavras-chave no seu nome de usuário, como por exemplo: @artesanatosdacris, @roupas_milão;

 

  • Pense em um nome curto e de fácil memorização. Assim, as pessoas irão associar facilmente você ao nicho que atua.

 

 

4- Crie um perfil profissional

Agora é o momento de pegar o seu celular, baixar o aplicativo do Instagram pela Play Store (para Androids) ou Apple Store (para Iphones) e criar sua conta. Fique tranquilo, a criação e a utilização do perfil são recursos gratuitos!

Ao criar sua conta, escolha a opção “perfil profissional”. Com ele, você terá acesso a mais informações, métricas, além de conseguir promover publicações e adicionar um botão de contato no seu perfil.

Durante a elaboração da sua conta profissional, você também terá que escolher uma categoria, como criador de conteúdo, loja, fotógrafo… é só optar pelo segmento que melhor define o seu negócio. Bem fácil, não é? Essa parte é muito importante pois, assim, o Instagram mesmo irá te ajudar a promover sua conta direcionando seu conteúdo para pessoas interessadas em sua categoria.

 

“Pronto! Perfil criado. O que eu faço agora?”

 

Calma, estou aqui com você para te ajudar até seu perfil ficar prontinho para você poder vender seu produto! Agora, vamos tratar de alguns elementos fundamentais:

 

  • Bio

A sua bio é a frase que vai apresentar seu perfil e representar seu negócio. Ela precisa ser clara e objetiva.

Se você escolheu criar o perfil do herói, sua bio precisa falar sobre você. Já se optou pela marca, essa frase precisa falar sobre sua empresa. 

A bio é muito importante pois é o lugar onde você vai colocar um link. Esse link pode ser para sua loja virtual, site, conversa do whatsapp, canal do Youtube… onde for melhor para você vender seu produto!

ATENÇÃO: no Instagram, não é possível colocar links nas postagens do feed. Portanto, o seu link PRECISA estar na sua bio! Dessa forma, quando você publicar alguma foto de seu produto, você pode fechar o conteúdo com algo do tipo “adquira nosso produto agora mesmo! O link está na bio.” 😉

 

  • Foto de perfil

Sua foto de perfil precisa ser muito atrativa! Precisa ter qualidade, falar sobre seu negócio e chamar a atenção. Por exemplo, se você é dono de um restaurante, coloque uma foto de alta qualidade de uma comida bem saborosa, ou sua logo, com cores fortes e marcantes. 

Tenha em mente que muitas pessoas vão procurar por contas interessantes no seu segmento. O seu perfil precisa ser o mais chamativo e convidativo para que alguém o visite e você conquiste o potencial cliente!

DICA: a foto do perfil do Instagram precisa ter no mínimo 110 x 110 pixels. Para uma boa qualidade, o ideal é que ela tenha pelo menos 180 x 180 pixels.

 

 

5- Crie conteúdos

Neste momento, você já tem um perfil profissional, uma foto bacana e a bio bem escrita com o link do seu negócio. Então, é hora de criar conteúdo!

“Mas eu vou criar conteúdo antes de ter seguidores?”

SIM!

Um grande erro dos novos vendedores no Instagram é querer conquistar seguidores antes de produzir conteúdo. Com isso, os novos seguidores chegam no perfil, mas não encontram nenhuma publicação ou motivo para cativá-los. Assim, acabam perdendo o interesse e parando de seguir a conta.

Por isso, antes de correr atrás de seguidores, é interessante que você tenha pelo menos 6 publicações de qualidade. Para isso, siga os próximos 5 passos, que são fundamentais para o sucesso dos seus posts:

 

  • Defina um público-alvo ou persona

Primeiramente, é preciso entender para quem você vai criar conteúdo. Portanto, faça pesquisas e conheça seus compradores. Dessa forma, você poderá definir o seu público ou sua persona. (Para entender a diferença entre estes dois conceitos, CLIQUE AQUI.

Fazendo isso, você saberá qual a melhor forma de escrita, as fotos que irão chamar mais a atenção e até mesmo o melhor horário para realizar as postagens, com base nos hábitos do seu público. 

 

  • Analise a concorrência

Busque perfis do seu segmento e analise suas ações. Veja o que eles fazem, identifique o que gera mais engajamento e busque inspirações! 

Lembre-se: você não deve copiar nada do seu concorrente, mas sim buscar estratégias que deram certo e aproveitar de forma inteligente e autêntica em seu negócio.

 

  • Crie um calendário editorial

Agora, você já sabe para quem falar e já tem algumas ideias, certo? Então vamos montar um calendário editorial! 

Esse cronograma é um planejamento estratégico das suas publicações. Com ele, você vai conseguir manter seus seguidores, conquistar novos e desenvolver seu perfil com organização.

Pegue um calendário, (pode ser no excel, no papel ou onde você achar melhor) e comece a anotar suas melhores ideias de conteúdo. Lembre-se de usar tanto o feed, quanto os stories, IGTV e Reels. Aproveite todas as ferramentas que estão disponíveis! 

Um bom cronograma deve ter constância e qualidade. Portanto, adeque estes elementos conforme sua disponibilidade. Você pode, por exemplo, publicar no feed 3 vezes na semana, todos os dias nos stories e fazer um reels ou IGTV a cada duas semanas. Constância com qualidade – lembre-se disso!

 

Funil de vendas no cronograma:

Outra dica valiosa é criar conteúdos que passem pelo funil do marketing. Vou te explicar como funciona: pense em um funil, um de verdade mesmo. Cada fase dele, representa o número de potenciais clientes que você tem. O início dele é mais largo, certo? Então, isso significa que você tem mais pessoas na boca do funil. Mais abaixo, o funil fica um pouco mais estreito. Ou seja, nesse ponto, já não temos tantos possíveis clientes. E, no fundo do funil, temos apenas aqueles que estão realmente interessados em comprar o seu produto. 

 

Funil de vendas - Como vender no instagram(Fonte: Resultados Digitais)

 

Quando você for criar um conteúdo, você precisa ter em mente esse funil. Comece criando para as pessoas que estão na boca do funil, ou seja, conteúdos mais abrangentes, e gerais. Assuntos que vão ser de interesse de um número maior de usuários. 

Depois de algumas postagens nesse sentido, comece a segmentar um pouco seus assuntos, fazendo com que as pessoas reflitam sobre um possível problema que elas possuem. 

Logo depois, mostre que você tem a solução para o problema delas! E essa solução é o seu produto. 

Assim, você vai chegar ao fim do funil com pessoas muito interessadas e vai poder vender seu produto com facilidade.

 

Vou te dar um exemplo para você entender como isso funciona na prática:

Supomos que você é dono de uma loja de camisetas femininas. Você pode começar seus conteúdos falando sobre tendências do ano, cores da estação e roupas da moda. Para afunilar, você pode falar sobre estampas de camisetas que toda mulher deve ter. Por fim, você fecha seu cronograma mostrando que VOCÊ vende as estampas de camisetas que toda mulher deve ter. Necessidade – solução. Venda garantida!

DICA: as imagens de conteúdos para o feed do Instagram devem ter 1080 x 1080 pixels de dimensão. Já imagens para stories precisam ter 1080 x 1920 pixels. Para saber mais sobre o assunto, CLIQUE AQUI.

 

  • Siga hashtags e perfis do seu nicho

Por fim, procure constantemente por inspirações. Siga outros perfis do seu segmento, siga hashtags e busque ideias também em outras plataformas como Tumblr, Pinterest e blogs. Consuma conteúdos de qualidade para produzir conteúdos de qualidade.

 

 

6- Conquiste seguidores

Agooora sim, chegamos na etapa que todo mundo gosta: conquistar seguidores! 

Para isso, fiz uma lista de ações para você crescer seu número de seguidores todos os dias:

 

  • Crie conteúdos de qualidade; 
  • Mantenha constância nas publicações;
  • Aproveite ferramentas como IGTV e Reels;
  • Produza conteúdos virais;
  • Faça conteúdos de engajamento, como perguntas nos stories ou uma publicação no feed convidando as pessoas para marcar alguém nos comentários;
  • Responda os comentários do seu perfil;
  • Siga e interaja com perfis do seu nicho;
  • Use hashtags (no mínimo 3, mas não precisa abusar);
  • Faça collabs, parcerias e network no Instagram;
  • Invista na promoção de posts.

 

 

7- Monitore seu Instagram

Monitorar as informações do seu perfil é algo de extrema importância para o seu crescimento. Isso porque através dos dados e das métricas, você consegue entender quais ações oferecem mais resultados e quais não estão dando certo. Assim, você consegue moldar seu cronograma e suas estratégias de acordo com o que traz mais engajamento, aumentando a fidelização do público e potencializando ações de vendas e lançamentos.

De acordo com estudos, existem 5 bases de dados que você deve acompanhar no seu Instagram. São elas:

 

  • Base de relacionamento: Número de seguidores de uma página;
  • Alcance: Número de pessoas que visualizaram seu conteúdo, seja de forma orgânica ou paga;
  • Engajamento: Número de pessoas que tiveram alguma reação no seu conteúdo, como curtir, comentar, salvar e compartilhar;
  • Atendimento: Serviço de atendimento nas redes sociais, como resposta a comentários e mensagens privadas;
  • Transações: atividades realizadas por meio de recursos que não são propriamente ditos das redes sociais, como downloads e vendas em si.

 

 

8- Como vender no Instagram?

Se você chegou até aqui, é muito provável que você e seu perfil na rede estejam bem preparados para cativar o público com conteúdos interessantes e vender muito!

Mas, agora é o pulo do gato para quem quer saber como vender no Instagram.

Lembre-se sempre de chamar a atenção em seus posts para o link na sua bio e seguir o funil de vendas. Mas, você não precisa ficar só nas ações orgânicas. 

Se você se sentir preparado para investir no marketing pelo Instagram, você pode (e deve) aproveitar algumas ferramentas que estão disponíveis na plataforma:

 

Promover posts:

Você gostou muito de uma publicação e acha que ela vai fazer super sucesso se chegar para mais pessoas? Então você deve promover seu post. Ao impulsionar uma publicação, você a torna um anúncio pago no Instagram.

Com esse recurso, você pode escolher o conteúdo que você quer promover, segmentar o público-alvo, e ainda escolher o tempo de campanha. 

As escolhas são feitas de acordo com o seu orçamento, e é possível começar com cerca de menos de 10 reais ao dia, por 3 dias, por exemplo. 

Dessa forma, sua publicação chegará a mais pessoas e você conquistará mais seguidores e potenciais clientes. 

 

Instagram shopping:

O Instagram Shopping permite que você marque os produtos nas suas fotos com etiquetas de produto e, ao clicar nelas, seu potencial cliente é redirecionado para seu site de vendas. Assim, seu perfil se torna uma verdadeira vitrine, sua loja virtual.

Para utilizar esse recurso, existem alguns critérios:

 

  • Você precisa vender produtos e não serviços;
  • É necessário possuir um site para linkar os produtos;
  • Você precisa ter uma conta comercial integrada a um catálogo no facebook, pelo facebook for business;
  • seguir as políticas da plataforma.

 

 

Conclusão

Agora sim você sabe como vender no Instagram!

Você já tem a receita, portanto, agora é hora de colocar a mão na massa! 

Em resumo, lembre-se de frequência e qualidade, tanto visual, quanto verbal. 

Dessa forma, você irá agregar valor ao público, desenvolver sua marca e potencializar suas vendas no Instagram!

Precisa de ajuda? Entre em contato com a gente! Nós podemos potencializar suas vendas pelo Instagram. É só CLICAR AQUI.

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