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Marketing de influência: a técnica por trás dos influencers

Marketing de influência

O que você vai ver nesse conteúdo

O marketing de influência é uma estratégia que oferece grandes e reais resultados para empresas de diversos segmentos.

Para perceber o sucesso desse método é fácil! Basta observar nas redes sociais quantas celebridades aparecem diariamente fazendo propagandas de produtos, em parcerias com diversas marcas. 

Ali, os influencers estão se comunicando com inúmeras pessoas que vão ser impactadas diretamente pelo discurso. Dessa forma, um número considerável de leads irá se converter e virar cliente da marca parceira. 

E você? Já pensou em investir em marketing de conteúdo para aumentar as vendas da sua empresa? 

Continue lendo o artigo para conferir os motivos pelos quais você deve começar a adotar essa estratégia agora mesmo e como fazer isso. 

Te garanto que após a leitura você vai ter nas mãos uma poderosa ferramenta para gerar resultados e obter sucesso. Vamos começar!

 

 

 

 

Tempo de leitura: 10 minutos

Você vai ler sobre:

O que é marketing de influência

5 tipos de influencers:

  • Fit influencer
  • Top influencer
  • Autoridade
  • Criador de tendência
  • Influência interna

Passo a passo para adotar o marketing de influência:

1- Conheça seu público

2- Estabeleça seus objetivos

3- Escolha a melhor estratégia

4- Encontre o influencer perfeito

Benefícios do marketing de influência

Conclusão

 

 

 

O que é marketing de influência 

O marketing de influência é uma estratégia que consiste na parceria entre uma determinada marca e uma pessoa com grande poder de influência (os influencers) nas redes sociais.

O influencer funciona como uma ponte entre a marca e o público. Dessa forma, ele capta leads em sua base de seguidores e, ainda, potencializa as chances de divulgação orgânica, através de compartilhamentos, comentários e indicações.

Além de gerar novos clientes, o marketing de influência ativa automaticamente gatilhos mentais de autoridade, prova social e urgência, fortalecendo a marca e desenvolvendo sua credibilidade no mercado. 

Na prática, o marketing de influência funciona da seguinte forma: uma empresa faz uma parceria com um influencer que detém em seu perfil milhares de seguidores, para que ele fale em suas redes sociais sobre a experiência de usar o produto da marca. 

Ou seja, quando você vê os stories daquele cara super engraçado e famoso que você segue no Instagram comendo um snack enquanto assiste um filme, dizendo que aqueles salgadinhos são incríveis, você provavelmente está presenciando uma estratégia de marketing de influência.

Assim, o influencer gera o desejo de compra, qualifica os leads e ainda fortalece a imagem da marca utilizada por ele. 

 

 

 

5 Tipos de influencers

É importante estudar esse método, pois nem todo influencer pode gerar bons resultados para você. 

Afinal, não adianta fazer parceria com um personal trainer que tem 1 milhão de seguidores, se você vende chocolate. 

Os resultados podem até vir, mas serão muito menos satisfatórios do que se você pensar de forma estratégica.

Por isso, é fundamental saber qual tipo de influenciador mais combina com seu negócio para criar autoridade e gerar bons resultados.

Mas, antes, precisamos entender os 3 pilares do marketing de influência:

  • Alcance: consiste no número de pessoas que você vai atingir;
  • Ressonância: repercussão causada pelo engajamento do público, como compartilhamentos, marcações e comentários;
  • Relevância: fit com o nicho do produto e com a própria marca.

Anotou tudo aí? Então agora vamos conhecer os 5 tipos de influenciadores e como cada um deles pode ajudar a sua empresa com base nos três pilares que aprendemos acima.

 

 

Fit influencer

O fit influencer é o sonho de toda empresa. Ele possui um grande número de seguidores, altas taxas de engajamento e grande relevância em determinado segmento do mercado.

Portanto, essa personalidade possui grande poder sobre os 3 pilares do marketing de influência: alcance, ressonância e relevância.

Uma grande fit influencer do segmento de moda e beleza é a Camila Coelho, por exemplo. Ela é dona de uma base de mais de 9 milhões de seguidores engajados e que são fortemente influenciados pelo comportamento da celebridade.

 

 

Top influencer

Os top influencers são aquelas pessoas com um número gigantesco de seguidores, mas que não entregam leads tão qualificados. Eles possuem um grande alcance e ressonância, mas pouca relevância.

Parcerias com os top influencers são ótimas para fazer uma marca conhecida e gerar autoridade sobre ela. Mas, não são tão eficientes caso seu objetivo seja gerar um grande número de vendas.

Geralmente, esse tipo de influencer tem uma base de seguidores bem diversificada. Por isso, empresas de diversos segmentos fazem parceria com eles para criar anúncios de forma mais genérica, sem muita relevância, mas grande alcance. 

Um exemplo de Top Influencer é a Juliette Freire. Em seu perfil do Instagram, com mais de 32 milhões de seguidores, a campeã do BBB 21 faz anúncios de marcas dos mais diferentes segmentos, como Lojas Americanas, Globo Play, L’Occitane e Bohemia. 

 

 

Autoridade

Se você quer gerar leads qualificados e vendas certeiras, invista em parcerias com os influencers de autoridade. 

Essas pessoas são referências em determinado segmento e, por isso, detém um grande poder de influência sobre seus seguidores. 

O influencer de autoridade, apesar de dispor de uma baixa audiência, têm um grande poder de engajamento e relevância. 

Thiago Barros é um nutricionista e exemplo de influencer de autoridade. Ele se posiciona no Instagram como autoridade no assunto e, por isso, tem gerado grande impacto sobre seus seguidores.

 

 

Criador de tendências

Os criadores de tendência são aqueles que estão na vanguarda das opiniões, posicionamentos e ideias. 

Eles se posicionam como autoridade em determinado assunto e, por isso, têm o poder de iniciar uma nova maneira de se vestir ou de liderar discussões, causas e movimentos.

Assim, muitas marcas podem aliar-se aos valores do influencer para gerar parcerias com grandes resultados!

Esse tipo de influencer possui altas taxas de engajamento e relevância, gerando também uma maior audiência para seus conteúdos.

 

 

Influência interna

Cada pessoa, mesmo que com um número baixíssimo de seguidores, é um influenciador. Afinal, todos nós temos amigos e familiares que prestam atenção no que dizemos e são impactados com nosso posicionamento. 

Pare e pense um pouco: 200 seguidores no Instagram pode parecer um número baixo. Mas, imagine você em uma sala falando sobre sua marca para 200 pessoas. A perspectiva muda, certo? Os parâmetros de comparação não devem excluir a validade das ações.

Portanto, faça parcerias com os colaboradores da sua empresa, amigos e familiares! Peça para que eles te ajudem a divulgar seu produto, compartilhando seus conteúdos ou falando um pouco sobre sua marca nos stories.

Tenho certeza de que eles terão grande prazer em te apoiar. Além disso, essa estratégia gera humanização e grande credibilidade para sua marca!

 

 

 

Passo a passo para adotar o marketing de influência

Agora que você já conhece os pilares do marketing de influência e os tipos de pessoas que podem gerar bons resultados para suas parcerias, é hora de colocar a mão na massa!

 

 

1- Conheça seu público

Primeiramente, pense comigo: Para chamar a atenção de forma positiva de uma pessoa, antes, você deve conhecê-la, certo?

No marketing de influência não é diferente! Somente conhecendo as pessoas que você quer impactar que será possível criar conexão com a sua marca e entender qual estratégia será mais eficiente.

Portanto, pesquise, colete dados (alô, LGPD!), faça enquetes, crie personas, estude e utilize ferramentas para entender quais os influenciadores são seguidos pelo seu público-alvo, suas principais características e personalidade.

 

 

2- Estabeleça seus objetivos

Em segundo lugar, é preciso entender os resultados que você deseja alcançar. Por isso, trace seus objetivos com sua equipe de forma clara. 

Faça perguntas sobre o que você quer conquistar, como por exemplo: Eu quero…

  • …gerar leads qualificados e vendas imediatas?
  • …alcançar mais pessoas?
  • …gerar autoridade para minha marca?

 

Depois disso, faça uma análise do seu orçamento e escolha a melhor estratégia para trabalhar com suas parcerias.

 

 

3- Escolha a melhor estratégia

Pronto! Agora você conhece seu público-alvo, tem seus objetivos bem definidos e sabe o quanto pode investir no marketing de influência. 

Portanto, é o momento de escolher a melhor forma de chegar em seus resultados.

Existem três estratégias que você pode utilizar. Analise-as e escolha a que melhor se adapta ao seu processo:

 

  • Ativação: Acontece quando a presença do influencer é marcada de forma pontual, como em vídeos ou algumas artes.
  • Campanha: Nesse caso, o influencer tem um maior número de aparições, acompanhando a marca durante o período em que acontece a ação publicitária. 
  • Embaixadores: Na estratégia de embaixadores, a marca escolhe um influencer que vai ser sua “cara” durante um longo período de tempo.

 

 

4- Encontre o influencer perfeito

Por fim, encontre o influencer que vai se adaptar melhor à sua estratégia.

Não foque apenas nos números de seguidores. Tenha como base os seus objetivos e analise as personalidades que melhor se enquadram para alcançá-los.

Lembre-se também de analisar a linguagem utilizada pelo influencer para saber se ele realmente vai gerar conexão com o seu público e tenha certeza de que ele está nos mesmos canais que as pessoas que você quer atingir. 

Uma dica de ouro é analisar os comentários dos conteúdos que o influencer posta. Por exemplo, imagine que uma jovem celebridade, em uma foto de publicidade em parceria com uma marca de fast food, receba nos comentários apenas frases como “linda!/ perfeita/ maravilhosa!”. Isso pode significar que o público não está absorvendo a mensagem da publicidade de fato. 

Dica: Ferramentas como BuzzSumo podem te ajudar a encontrar o influencer perfeito para sua estratégia por meio de pesquisas por palavras-chave.

 

 

 

Benefícios do marketing de influência

Já deu pra perceber que o marketing de influência oferece diversos benefícios para as empresas, certo?

Essa estratégia é muito poderosa e faz sucesso pois, com a parceria correta, é possível comunicar informações sobre sua marca que causam conexão com o público.

 

Confira mais alguns benefícios que o marketing de influência oferece:

 

  • Ativa poderosos gatilhos mentais: Imagine só, você está no Instagram e, então, vê uma propaganda da sua atriz preferida usando um perfume com uma embalagem linda e dizendo que apenas as pessoas que a seguem podem adquirí-lo com 10% de desconto nas próximas 24 horas. Quais pensamentos vem na sua cabeça? Urgência em comprar? Empatia? Exclusividade? Tudo isso! O marketing de influência é ótimo em ativar gatilhos mentais como o de urgência, exclusividade, prova social, novidade e empatia. Assim, o funil de vendas vira um escorregador, gerando leads qualificados de forma rápida e eficiente.

 

  • Potencializa o valor da marca: Além dos gatilhos mentais citados acima, o marketing de influência também é muito poderoso para gerar autoridade, confiança e credibilidade. Afinal, se uma celebridade está usando aquele produto, quem sou eu para falar mal dele? Todos esses elementos que potencializam a imagem da marca também contribuem para gerar valor sobre ela. E você já sabe, né?

valor > preço = vendas!

 

  • Atinge o público certo: O pulo do gato do marketing de influência é a segmentação do público. Os influencers já possuem um público sólido e grande influência sobre ele. É como se te entregassem uma lista cheia de leads quentes e com grandes chances de virarem seus clientes. 

 

  • Acessibilidade: O marketing de influência permite que você trabalhe dentro do seu orçamento. Para fazer parcerias, por exemplo, é possível entrar em contato diretamente com os influencers, sem precisar passar por uma agência, negociando diretamente com ele a melhor forma de realizar o trabalho juntos.

 

  • Gera resultados: Um estudo feito pelo marketplace de influencers Tomoson, apontou que 51% dos profissionais de marketing que utilizam o Marketing de Influência afirmam que esse método gera clientes mais qualificados. Além disso, 59% dos entrevistados planejam aumentar seus investimentos nas ações de marketing de influência.

 

 

 

Conclusão

Já deu pra perceber que o marketing de influência é uma ótima estratégia para você adotar no seu negócio, não é?

Além de gerar muitos resultados, esse método é bem simples, acessível e prático. Nós, da Growth, recomendamos fortemente que você experimente utilizá-lo um dia para fortalecer sua marca e torná-la ainda mais conhecida. 

Por fim, siga o nosso passo a passo, nós garantimos o seu sucesso! 

E, se você precisar de ajuda, não se preocupe. CLIQUE AQUI, envie-nos uma mensagem e entraremos em contato com você! 🙂

 

Marketing de influência

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