fbpx
agencia de marketing digital juiz de fora
Blog Growth Idea

Copywriting: o texto vendedor

O que você vai ver nesse conteúdo

Copywriting é uma técnica textual de persuasão usada na produção de conteúdos que tem o poder de deixar as suas ofertas irresistíveis e gerar muito mais conversões para o seu negócio.

Se os textos usados em seu blog, e-mail e anúncios não tem gerado bons resultados, provavelmente sua copy não está muito boa. 

Mas, não se preocupe. Você está no lugar certo!

Hoje, nós vamos te ajudar a escrever textos simples, claros, criativos e eficientes, que vão convencer os seus leads e gerar mais conversões para sua empresa.

Ao final do artigo, você saberá como funciona essa técnica, como aplicá-la e poderá analisar seus textos para otimizá-los. 🙂

 

 

Copywriting

 

 

Tempo de leitura: 12 minutos

Você vai ler sobre:

O que é Copywriting

Erros mais comuns do Copywriting

  • Exagerar nos elogios
  • Esquecer dos benefícios do produto
  • Não fazer a revisão do texto

Como fazer um bom texto de Copywriting

  • Conheça seu público 
  • Faça bons títulos
  • Facilite a leitura
  • Comprove o que você diz 
  • Invista em storytelling
  • Ative gatilhos mentais
  • Use verbos de ação

Conclusão

 

 

 

O que é Copywriting

A palavra copy foi definida pelo escritor Noah Webster pela primeira vez há cerca de 190 anos. Na época, seu significado consistia em algo original que deveria ser imitado na escrita.

Logo depois, a palavra copywriter foi utilizada para nomear os produtores de textos publicitários para diferenciá-los dos redatores de notícias.

Com o surgimento do marketing digital, o conceito foi reformulado e, hoje, o Copywriting dá nome ao conjunto de estratégias textuais aplicadas com o principal objetivo de persuadir e convencer o público a realizar determinada ação.

Essa ação pode ir desde comprar um produto até clicar em um link ou fazer a inscrição em determinado evento. 

CLIQUE AQUI e confira alguns exemplos de boas copys.

Podemos dizer que todo texto escrito com o objetivo de convencer o leitor a fazer algo, é uma copy. O grande diferencial entre os conteúdos ineficientes e os que geram conversões, é a qualidade das técnicas utilizadas no copywriting.

Aqui, nós vamos te contar tudo sobre as principais técnicas da copy. Mas, antes de falarmos sobre isso, vamos conhecer os erros mais comuns cometidos na hora de produzir esses textos?

 

 

 

Erros mais comuns do Copywriting

Esperto é aquele que aprende com os erros dos outros, não é? hehehe. 

Por isso, nós pesquisamos, analisamos e anotamos os principais erros que as empresas cometem na hora de construir uma copy. E, agora, nós vamos te contar o que descobrimos para que você já se prepare para não cair nas mesmas armadilhas. 

 

 

Exagerar nos elogios

Tem muito copywriter que se empolga na hora de falar sobre algum produto e acaba fazendo mais elogios do que deveria, podendo até mesmo ultrapassar os limites da verdade. 

Isso pode gerar grandes consequências. Afinal, o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor condena toda publicidade enganosa ou abusiva. A pena para quem infringir essa lei vai de 3 meses a 1 ano de detenção e multa. 

Então, primeiramente, lembre-se que persuadir é diferente de mentir e manipular. Trabalhe sempre com a verdade!

Valorize seu produto ou serviço através das palavras com boas estratégias, benefícios e argumentos reais.

 

 

Esquecer dos benefícios do produto

Sério que tem gente que esquece dos benefícios do produto em uma propaganda?”

Sério! Muitos confundem Copywriting com ficha técnica do produto. 

Em muitos casos, é importante sim falar sobre as características técnicas do que é vendido. Mas, lembre-se que o que realmente encanta é a experiência e os benefícios oferecidos. 

Veja o exemplo da Apple. No material de divulgação do Iphone X, está escrito:

 

Design em toda tela. A maior duração de bateria de um iPhone. Desempenho mais rápido. Fotos com qualidade de estúdio.”

 

Os copywriters poderiam escrever “Display de 5.8 polegadas, bateria de 2716 mAh e câmera de 12 megapixels”. Entretanto, eles descrevem a experiência, através dos benefícios oferecidos pelas características do produto.

Quem não fica com vontade de adquirir um Iphone X depois de uma copy dessas?

 

 

Não fazer a revisão do texto

Um erro fatal é não revisar a copy antes de sua publicação. 

Seja um artigo de blog, um conteúdo do Instagram ou um e-mail, se não for revisado, corre o risco de ser divulgado com erros de português, diagramação e outros problemas que poderão comprometer a credibilidade da sua marca e gerar implicações muito negativas para sua empresa. 

Portanto, nunca se esqueça de ler sua copy 2 ou 3 vezes antes de finalizá-la.

 

 

 

Como fazer um bom texto de Copywriting

Para escrever um bom texto persuasivo através das técnicas de copy é preciso ser fera na gramática, ter bastante criatividade e conhecer o assunto tratado. 

A boa copy deve cumprir 4 objetivos básicos:

  • Chamar a atenção;
  • Inspirar ;
  • Criar identificação e relacionamento com a marca;
  • Levar o leitor a realizar uma ação.

 

Para que o texto de fato atinja esses alvos, existem algumas técnicas que devem ser aplicadas durante sua construção. Confira as principais delas:

 

 

1- Conheça o seu público

Em primeiro lugar, para chamar a atenção de forma positiva de uma pessoa, antes, você deve conhecê-la. Por isso, é fundamental saber para quem você está falando através de uma copy.

Conhecendo o público, é possível criar conexão com a sua marca e cultivar um relacionamento com seus leads. Isso muito importante para alcançar a influência desejada pelos copywriters.

Por isso, é importante personalizar sua forma de falar, entender o canal utilizado para divulgar seu texto e ter o foco na mensagem a ser passada. Tudo isso pensando no público para que ele entenda de forma clara e siga o comando de ação da copy.

Além disso, uma das armas mais poderosas no mundo do marketing é a identificação. 

Você já percebeu como os memes viralizam? Geralmente, esse tipo de conteúdo faz com que as pessoas se identifiquem e permite que deem risadas de si mesmas. Essa identificação é que faz com que elas compartilhem o conteúdo com conhecidos.

Também podemos observar o impacto da identificação naquelas imagens com o nome de uma pessoa e uma descrição fofa, como por exemplo: “Mariana: Mariana é doce, simpática e resiliente. Pode ser um pouco estabanada, mas nasceu para ter sucesso e muitos amigos.” 

Esses conteúdos explodem de compartilhamentos! Isso porque as pessoas adoram ver seus próprios nomes ali na imagem e se identificar com a descrição. 

Portanto, pesquise, colete dados (alô, LGPD!), faça enquetes, busque conhecer seu público-alvo, crie personas, estude e utilize ferramentas para entender quem são os leitores da sua copy.

 

 

2- Faça bons títulos

No mundo em que vivemos, a atenção das pessoas é disputada o tempo todo por diversas marcas e conteúdos diferentes. 

Por isso, você precisa se diferenciar dos demais para conquistar um pouco do tempo do leitor. O elemento-chave para ganhar essa competição é o título.

Um título marcante é fundamental para gerar interesse nas pessoas, além de ser um dos elementos mais importantes dentro das estratégias de SEO.

Confira nossas dicas para criar o título perfeito para sua copy:

  • Seja claro sobre o assunto a ser falado;
  • Comece com números, como por exemplo: 7 técnicas para produzir a copy perfeita;
  • Faça perguntas instigantes para despertar a curiosidade;
  • Fale diretamente com sua persona (dica, use a palavra “você” no título);
  • Use dados impressionantes;
  • Aposte no básico sem erro:  Número + adjetivo + palavra-chave + benefício.

 

 

3- Facilite a leitura

Sabe aquela famosa frase “menos é mais”? Ela pode muito bem ser aplicada no Copywriting. 

Usar a voz ativa e escrever da forma fluida que falamos são ótimas estratégias para passar uma mensagem clara para o público, aproximar a marca do leitor e gerar conexão. 

Ainda, divida seu texto em subtítulos a cada 4 ou 5 parágrafos de até, no máximo, 5 linhas. Diagramar o texto com o alinhamento à esquerda também é uma ótima opção para promover uma experiência leve com seu conteúdo.

Portanto, procure ser claro, objetivo e facilite a leitura do seu conteúdo.

 

 

4- Comprove o que você diz 

Uma boa estratégia de copy é gerar credibilidade por meio de dados e estatísticas. 

Por isso, procure confirmar as informações presentes no seu texto com pesquisas e levantamentos. 

Ah, e não se esqueça de sempre colocar o link da fonte!

 

 

5- Invista em storytelling

Uma forma muito eficaz de prender a atenção da audiência é contar uma boa história. No marketing, chamamos essa estratégia de storytelling.

As histórias têm o poder de atingir níveis emocionais do leitor, gerar identificação e uma forte conexão com o público. Além disso, faz com que as pessoas vivenciem a informação recebida. 

Mas, lembre-se que o storytelling é diferente das obras literárias. Portanto, trabalhe nos detalhes e nas emoções, mas não exagere.

 

 

6- Ative gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são mecanismos cerebrais muito poderosos que influenciam o comportamento humano. 

Da maneira correta, podemos usá-los ao nosso favor no Copywriting para influenciar pessoas a tomarem decisões de forma mais rápida.

 

Confira alguns dos principais gatilhos mentais:

 

  • Urgência: Esse é um dos mais poderosos gatilhos mentais. Para ativá-lo, crie frases para incentivar o leitor a tomar uma decisão imediatamente, como por exemplo: “clique aqui agora mesmo!”

 

  • Reciprocidade: Já ouviu falar que “gentileza gera gentileza”? O ser humano tem uma tendência natural de querer responder uma atitude positiva com outra atitude positiva. Portanto, se você oferecer algo bom para o seu público, ele vai querer retribuir de alguma forma, seja curtindo, compartilhando ou oferecendo dados. 

 

  • Autoridade: Nós temos o costume de obedecer ordens vindas de alguém superior. O gatilho mental de autoridade pode ser ativado ao oferecer informações confiáveis e dados de boas fontes, gerando credibilidade e induzindo a ação do público.


  • Escassez: Quando brincamos dizendo “Fulaninho está se sentindo a última bolacha do pacote”, quer dizer que alguém está se sentindo muito desejado e importante. O ditado mostra que tudo aquilo que está acabando ou é raro, acaba se tornando mais desejado. Essa é uma reação normal do nosso sistema límbico, que controla as emoções, em uma tentativa de não perder algo. Portanto, explore esse instinto através das palavras na sua copy. 

 

 

7- Use verbos de ação

Por fim, os verbos de ação são o que vão influenciar o seu público a realizar a ação definida por você, seja ela realizar uma compra, visitar um site ou seguir sua empresa em uma rede social. 

Eles vão ajudar você a atingir o seu principal objetivo com as personas: dar o próximo passo. 

No marketing, chamamos a frase de comando de um conteúdo de CTA (Call To Action). Ela deve ser clara e escrita em voz ativa. 

Confira abaixo algumas sugestões de CTAs para usar no final do seu texto em diferentes plataformas

 

  • Para Instagram:

“Marque nos comentários seu amigo que vai gostar de ler esse conteúdo.”

“Salve o post para ler de novo depois.”

“Envie essa postagem para seu amigo que vai se interessar pelo assunto.”

“Compartilhe na sua rede!”

 

  • Para botões em e-mails:

“Inscreva-se!”

“Saiba mais.”

“Quero me inscrever.”

“Visite o site!”

 

  • Para anúncios:

Botão com “quero saber mais.”

“Inscreva-se agora mesmo!”

“Para receber a promoção, clique em quero receber 10% de desconto.”

“Baixe gratuitamente.”

 

 

 

Conclusão

Em resumo, a boa copy faz toda a diferença em um marketing de qualidade. 

Ela gera mais conversões, faz com que sua empresa cresça e afirma a identidade da sua marca no mercado. 

Já imaginou o seu negócio obtendo todos esses benefícios através de textos persuasivos?

Aqui na Growth, nós contamos com copywriters peritos em gerar ações como resposta aos conteúdos de Copywriting. 

CLIQUE AQUI e fale com um de nossos especialistas!

Compartilhe esse conteúdo!

WhatsApp
LinkedIn
Email

Comentários

Conteúdos relacionados