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O que você precisa aprender sobre Marketing Digital para 2023

O que você vai ver nesse conteúdo

Já estamos a um passo de entrar na última semana do ano. E para começar 2023 com o pé direito e fazer o seu negócio decolar de verdade, você precisa aprender algumas coisas importantes sobre Marketing Digital

No blog de hoje, a gente vai te ensinar algumas coisinhas “básicas” sobre o tema! Então, se você é um empreendedor e deseja ficar por dentro do assunto, acompanhe o texto até o final! 

Vamos no começo: o que é Marketing Digital?

O conceito é bem fácil de entender:

Marketing Digital é um conjunto de estratégias para promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais. Por sua vez, elas dizem respeito a todo canal de comunicação através da internet: sites, redes sociais, e-mails, etc.

Como há pessoas conectadas em todo o mundo, o Marketing Digital é um dos principais recursos que empresas utilizam para atrair o seu público. Isso é feito de forma direta, personalizada e no momento certo.

E, antes de explorarmos mais o assunto, precisamos dizer que essa é uma das grandes vantagens do marketing digital: ele consegue falar de forma assertiva e exatamente com o público que você deseja atingir!

Alguns termos do marketing que você precisa conhecer

Caso você ainda não esteja familiarizado com o tema, vamos te apresentar alguns termos que compõem as ações desse tipo de recurso:

Inbound Marketing: conjunto de estratégias baseadas na criação e compartilhamento de conteúdos nas mídias sociais com o objetivo de atrair clientes. É o famoso e eficiente “marketing de atração”.

Outbound Marketing: o chamado “marketing tradicional”, tem como objetivo ir até o cliente de forma ativa e não necessariamente gerando o interesse pela empresa. 

Lead: são pessoas que demonstraram interesse em adquirir o produto ou serviço da sua empresa, por meio do preenchimento de formulários online com seus dados de contato. O lead é, assim, um cliente em potencial.

CTA:  o “call-to-action” (CTA) é qualquer chamada — visual ou textual — que leve o leitor ou visitante de uma página a realizar alguma ação. Sendo assim, é uma ferramenta primordial para promover suas ofertas de Marketing Digital e gerar leads.

Persona: é a junção de todas as características do público-alvo de uma empresa em um personagem fictício, criado pela mesma. Ou seja, é uma descrição mais detalhada e aprofundada do público-alvo.

Landing Pages: são páginas de sites cujos elementos têm um foco principal: conversão do visitante ao lead, da oportunidade ao cliente. Também conhecidas como “páginas de captura”, elas são mais simples que uma página tradicional, centradas na oferta de uma campanha de Marketing Digital.

CRM: “Customer Relationship Management”, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. É um software que gerencia a relação com o cliente visando sua satisfação e fidelização a partir da automatização e organização dos processos, ajudando a reduzir custos e aumentando os lucros do negócio.

Teste A/B: consiste em dividir o tráfego de uma determinada página em duas versões: a atual e uma “desafiante”, com modificações. Depois, mede-se qual das versões apresenta maior taxa de conversão.

SEO: “Search Engine Optimization” é uma otimização para os motores de busca. Um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definirem o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.

KPI: “Key Performance Indicator”, ou seja, Indicador-chave de Performance. É uma forma de medir se uma ação ou um conjunto de iniciativas está efetivamente atendendo aos objetivos propostos pela organização.

Branding: conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço. 

Brainstorming: uma técnica que, por meio do compartilhamento espontâneo de ideias, busca encontrar a solução para um problema ou gerar insights de criatividade. O objetivo desse processo é dar vida à máxima “duas cabeças pensam melhor do que uma”.

Gestão de Tráfego: diz respeito ao fluxo de visitantes que um site, blog, redes sociais e etc. recebe dos usuários da internet. Existem duas principais ações desenvolvidas nesta parte:

  • Tráfego orgânico: quando os clientes acessam uma página por terem sido atraídos pela qualidade do conteúdo;
  • Tráfego pago: quando uma marca investe em campanhas e anúncios, divulgando os mesmos em outras mídias sociais para atrair clientes. 

Gestão de redes sociais: é o processo que gerencia a presença online da sua marca nas mais diversas plataformas de mídia social, como: Facebook, YouTube, LinkedIn, Instagram, Twitter e etc.   

E-mail marketing: meio de comunicação direto, via e-mail, entre uma empresa com sua base de contatos. Usado para anunciar ofertas, enviar brindes, cupons e outros materiais promocionais.

E como atrair clientes usando as redes sociais?

Antes de mais nada, todo empreendedor precisa entender que o seu trabalho pode e deve ter seu próprio espaço nas redes sociais para aumentar as vendas. Sendo assim, vamos entender, basicamente, como isso acontece.

 

  1. Conhecer o seu público-alvo e persona: quais são os clientes que você deseja atrair? Qual o perfil geral e específico dele? Responder a isso é fundamental para criar conteúdos realmente interessantes para essas pessoas.

 

  1. Produzir um conteúdo diversificado: variar entre postagens informativas sobre seus produtos e publicações com um pegada mais humorística, com dicas e curiosidades, por exemplo. Manter o público interessado em seus posts!

 

  1. Investir em identidade visual: isso é fundamental para destacar o seu perfil, seja ele pessoal ou de negócios. Lembre-se que o primeiro impacto que a imagem proporciona ao cliente, funciona como um cartão de visitas.

 

E tem muito mais! Se você quer saber mesmo como se destacar nas redes sociais usando o Marketing Digital, clique aqui e confira esse artigo especial que produzimos sobre o tema.

Uma última dica de ouro, pode ser?

Pense em uma solução capaz de oferecer tudo o que você precisa para fazer as redes sociais da sua marca bombarem em 2023. Agora, imagine uma equipe inteira realizando todo esse trabalho para você?

Para desfrutar dessa facilidade, basta contratar uma agência de Marketing Digital e ver como o time de especialistas dessa e empresa cuidará de toda a estruturação do processo para fazer a sua marca bombar!

O seu único trabalho será dar conta da quantidade de clientes que vão aparecer! 

Gostou deste conteúdo? Aqui no blog da Growth Idea você sempre encontrará dicas e atualizações sobre os assuntos mais importantes do marketing em um só lugar! A gente se vê de novo na semana que vem!

 

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