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Marketing de moda: como alavancar resultados

Marketing de moda

O que você vai ver nesse conteúdo

Se você trabalha com roupas e tendências do mundo fashion, precisa de um bom marketing de moda.

Ele é fundamental para fortalecer a marca, atrair a atenção do cliente, além de criar empatia e identificação com as peças.

Em 2015, uma das personalidades mais influentes do ramo da moda, Li Edelkoort, disse que a moda iria acabar, criticando especialmente o marketing e a publicidade das marcas. Mas, ao contrário de sua previsão, o mercado da moda continua crescendo, principalmente no ambiente virtual.

Segundo dados do Shopify, a receita mundial do setor de moda no e-commerce pode aumentar de US $481 bilhões em 2018 para US $713 bilhões em 2022.

Assim, podemos perceber que o marketing de moda continua se reinventando e desenvolvendo, independente das críticas. 

E, para manter a boa publicidade no mundo fashion, hoje estamos aqui para ajudar você que trabalha no mercado da moda a fazer um bom marketing da sua empresa. Portanto, vamos começar!

 

 

 

 

Tempo de leitura: 12 minutos

Você vai ler sobre:

O que é marketing digital

Como desenvolver uma estratégia de marketing para moda em 6 passos:

  • 1. Pesquisa e análise de mercado
  • 2. Desenvolvimento de marca
  • 3. Definição da missão
  • 3. Criação de campanhas publicitárias
  • 4. Tecnologia
  • 5. Análise de dados e personalização

Dicas para marketing de moda nas redes sociais:

  • Arrase na paleta de cores
  • Seja criativo nas fotos
  • Não se esqueça dos stories
  • Faça parcerias com influenciadores
  • Ofereça conteúdos relevantes

Inspirações

Conclusão

 

 

O que é marketing digital

Em primeiro lugar, vamos entender o que é marketing digital. 

O marketing existe desde os primórdios. 

Ele é, basicamente, o conjunto de estratégias utilizadas para promover e vender um produto ou serviço. 

Isso vale para os diversos tipos de publicidade, desde o cara da farmácia do calçadão que fica chamando os clientes pelo microfone, até as propagandas mais bem sucedidas da Coca-Cola. 

Com o passar do tempo, as técnicas de vendas foram se desenvolvendo e se adaptando aos ambientes mais variados, principalmente ao da internet. E é aí que entra o digital

O mundo hoje é digital. Você sabia que, no Brasil, 3 entre 4 pessoas utilizam a internet? Isso representa cerca de 139 milhões de usuários, entre os quais 90% acessam a rede TODOS os dias. 

E você achou mesmo que os marketeiros de plantão deixariam passar a oportunidade de anunciar para 139 milhões de brasileiros? Não mesmo!

O marketing digital é hoje um dos meios mais utilizados para promover produtos e empresas. 

De acordo com pesquisas, os diretores de marketing estão se preparando para um aumento no orçamento de seus setores em 75%. 

Além disso, 92,1% das empresas utilizam as redes sociais. A sua não vai ficar de fora, né?

Em resumo, marketing digital é vender de forma estratégica na internet.

 

“O marketing digital pode ser considerado uma evolução do marketing tradicional, apropriando-se de tecnologias digitais (internet, softwares, plataformas, dispositivos, devices, entre outros) que permitam às pessoas se conectarem umas com as outras, onde, quando e pelo motivo que desejarem.” – Jones e Ryan

 

Para saber mais sobre marketing digital, CLIQUE AQUI

 

Como desenvolver uma estratégia de marketing para moda em 6 passos

 

1- Pesquisa e análise de mercado

Primeiramente, é preciso conhecer o seu público e o seu mercado de atuação.

Conheça seus concorrentes, analise as ações que foram bem sucedidas e perceba os erros cometidos por eles. Assim, você já vai ter uma ideia de como começar a dar os primeiros passos publicamente.

Além disso, é fundamental conhecer os seus potenciais clientes. Todo bom marketing é guiado pelo comportamento das pessoas que você quer atingir. 

Assim, é possível marcar uma presença relevante e entregar conteúdos de qualidade nos canais de comunicação e redes sociais que seus potenciais clientes se encontram.

Nessa primeira etapa de preparação e análise de mercado você deve:

  • Definir sua persona;
  • Traçar seus objetivos;
  • Estabelecer suas metas;
  • Escolher os canais de comunicação que serão utilizados;

 

2- Desenvolvimento de marca

Você sabe por que as pessoas deixam de comprar o cafézinho da esquina por R$1,50 para comprar a mesma quantidade de café no Starbucks por R$7,50? 

Pelo gosto? Talvez. Pela marca? Certamente!

A marca que uma empresa possui tem a capacidade de valorizar um produto e vender muito! As pessoas pagam pela experiência, pelos valores e pela fama. 

Geralmente, quando alguém toma a decisão de tomar seu café no Starbucks, ela escolhe pagar pelo tão querido copinho dos filmes (que com certeza vai sair em uma foto nos stories no Instagram no mesmo momento). 

Em marketing, isso é o que nós chamamos de branding: uma estratégia de gestão de marca, com o objetivo de torná-la mais sólida, conhecida no mercado e desejada pelos consumidores.

No mundo da moda, o desenvolvimento da marca precisa ser pensado com muito carinho e capricho, afinal, a alma da moda é passar uma mensagem, então é preciso ter muita segurança sobre o que você quer comunicar.

Portanto, a linguagem, o tom de voz e toda a parte visual precisa estar alinhada com sua missão, e isso inclui desde as peças vendidas, embalagens, até o slogan e as cores utilizadas nas suas redes sociais. 

Faça com que todo esse conjunto aponte para o nome da sua marca e fortaleça sua presença no mercado.

 

3- Definição da missão

De acordo com um estudo da Cone Communications, mais de 9 em cada 10 Millennials (pessoas nascidas entre os anos 1980 e 2000) deixariam de comprar com uma marca para consumir de outra que fosse associada a alguma causa.  

No mundo em que vivemos hoje, com suas diversas crises, muitos têm desenvolvido uma conscientização maior com relação ao nosso planeta e às pessoas. 

Por isso, vemos muitas empresas erguerem bandeiras sustentáveis, contra testes em animais e contra a exploração do trabalho infantil. 

Além de ser uma ótima contribuição para o mundo no geral, as organizações que oferecem uma causa em sua marca tem chamado bastante a atenção do público, que tem pagado mais para comprar, junto com o produto, a causa.

Portanto, ao desenvolver sua marca de moda, definir bons valores e escolher uma causa para lutar pode ser um diferencial no mercado.

 

4- Criação de campanhas publicitárias

No mercado da moda, as campanhas publicitárias são muito marcadas pela sazonalidade. 

Ou seja, você pode perceber que a grande maioria das marcas aproveitam as trocas das estações e datas comemorativas para promover novas coleções.

Mas, é claro, que as campanhas fora de tempo têm sua originalidade e podem chamar muito a atenção do público. 

Portanto, vale abusar da criatividade na hora de pensar nas ações de marketing da sua empresa. 

Lembre-se de manter a fidelidade ao seu branding, estruturando planejamento de mídias e desenvolvendo anúncios que falem a linguagem do público e reforcem sua marca.

 

5- Tecnologia

O e-commerce não para de crescer! 

Segundo uma pesquisa do Neotrust, realizada no primeiro trimestre deste ano, 78,5 milhões de compras online foram realizadas, o que representa um aumento de 57,4% nas vendas e 72,2% no faturamento, em relação aos três primeiros meses de 2020.

Em paralelo aos sites, muitas empresas do ramo da moda utilizam também aplicativos para vender seus produtos, oferecendo ofertas especiais e exclusivas nos apps.

Ainda, as ferramentas tecnológicas podem melhorar a experiência dos seus clientes, por meio de recursos como a gamificação e os chatbots. 

Além de auxiliar nas operações comerciais das lojas, as ferramentas tecnológicas também são fundamentais na hora de realizar o marketing de uma marca.

Elas auxiliam na coleta e organização de dados, automatização de e-mails e otimização da relação com o cliente. 

A tecnologia é uma graaande amiga da moda e do marketing digital! Não deixe ela de lado na sua empresa. Pesquise e veja quais ferramentas melhor se adaptam ao seu negócio. 

 

 

6- Análise de dados e personalização

Uma costureira, ao montar uma roupa de qualidade, precisa das medidas de uma pessoa para que a peça fique ajustada e com bom caimento.

Toda roupa feita por medida é mais valorizada e deixa a pessoa muito mais bonita que peças comuns.

Da mesma forma, no marketing, as campanhas personalizadas mediante a análise de dados têm potencial para oferecer resultados muito melhores do que a publicidade genérica. É o que mostra os dados da Accenture. Eles apontam que 81% dos consumidores gostariam que as marcas os entendessem melhor. 

Assim, os dados são como as medidas da costureira. Para realizar campanhas e desenvolver conteúdos personalizados, assertivos e bem direcionados, é preciso que os marketeiros façam a coleta e a análise dos dados de seus potenciais clientes.

Mas, é preciso lembrar também que, assim como uma pessoa pode engordar ou emagrecer, mudando suas medidas, os dados também podem mudar. Por isso, é importante definir um prazo para repetir o estudo dos dados. Dessa forma, você estará sempre se adequando ao público e entregando conteúdos relevantes. 

 

 

 

Dicas para marketing de moda nas redes sociais

As redes sociais são, sem dúvidas, canais muito oportunos para as marcas de moda. 

Por isso, trouxemos algumas dicas para você marcar presença com muita qualidade nas plataforma digitais:

 

  • Arrase na paleta de cores: 

Primeiramente, quem trabalha com moda precisa entender de colorimetria. E esse conhecimento também deve ser aproveitado na hora de cuidar do visual das suas redes sociais. Portanto, inspire-se nas cores e utilize-as para reforçar sua marca, passar sua mensagem e chamar a atenção.

 

  • Seja criativo nas fotos

Em segundo lugar, não investir em fotos profissionais e criativas pode ser um tiro no pé da empresa que trabalha com moda. As redes sociais são regidas pelo visual e as fotos bonitas são as que mais chamam a atenção. Ou seja, se seus registros forem sem graça e sem qualidade, será muito mais difícil criar um público volumoso de seguidores.

 

  • Não se esqueça dos stories

Os stories são uma ferramenta fundamental para criar relacionamento com o público. Portanto, utilize esse recurso para aparecer, fazer enquetes, mostrar os bastidores de alguma campanha, criar expectativa de novidades e interagir bastante! 

 

  • Faça parcerias com influenciadores

Certamente, os influenciadores são uma peça-chave no marketing de moda. Como o próprio nome diz, essas pessoas têm um poder muito grande de gerar valor para as marcas e influenciar o comportamento das pessoas. Você pode enviar produtos para essas pessoas e, em troca, elas irão realizar a publicidade no perfil delas, ou então fazer o que chamamos de Stories TakeOver, que é quando um influenciador assume o seu perfil para realizar alguma ação específica, como cobrir um evento. 

 

  • Ofereça conteúdos relevantes

Por fim, no mundo da moda, existe uma infinidade de assuntos relevantes para falar com o seu público! É claro que, para isso, você precisa antes conhecer seus potenciais clientes para saber o que irá interessá-los de fato. Mas, depois disso, é só sucesso! Portanto, atente-se ao funil de vendas e crie vídeos, fale sobre tendências, dicas de moda… ofereça valor, tenha constância e seja relevante. (Quer aprender mais sobre funil de vendas? CLIQUE AQUI)

 

 

Inspirações

Algumas marcas de moda estão mandando super bem no marketing! Por isso, vamos deixar aqui algumas sugestões pra você se inspirar:

 

Richards

Marketing de moda

Cuplover

Track&Field

Conclusão

Em resumo, comunicação e moda andam juntas! Na verdade, a essência da moda é comunicar. 

Ou seja, quando nos vestimos, comunicamos nosso estilo, nossa personalidade, e até mesmo nosso humor.

Por isso, falar sobre uma empresa de moda através do marketing deve ser algo muito bem estruturado e desenvolvido de acordo com o branding.

Assim como as roupas, o marketing deve transmitir o estilo, a personalidade e até mesmo o humor da marca.

Nós, da Growth, sabemos a importância de um bom marketing no ramo da moda. Por isso, temos uma equipe com diversos profissionais capacitados para transmitir a mensagem da sua marca para o mundo.

E o seu marketing, como está? CLIQUE AQUI e agende um diagnóstico com um de nossos especialistas.

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