Hoje em dia, ninguém tem dúvidas de que as redes sociais são os melhores canais para que uma marca consolide sua presença digital. Dentre todas, a que mais se destaca é o Instagram.
Para ter sucesso nessa plataforma é preciso saber usá-la e não, isso não se limita a conhecer os recursos e ferramentas que ela oferece. Uma coisa importante que você precisa saber é o melhor horário para subir seus posts.
Antes de mais nada, acredite: uma publicação que vai para o feed ou para os stories na hora certa aumenta muito (mas muito mesmo), as chances de conseguir engajamento dos seguidores.
Como isso acontece? É o que você vai descobrir no blog de hoje! Boa leitura!
“Engajamento… acho que não entendo isso direito”
Só para você ter uma ideia, estamos tratando de um dos conceitos mais importantes do Marketing Digital. Vamos lá, o engajamento ocorre quando o usuário de uma rede social interage com algum conteúdo que foi postado.
Essa ação pode ser um clique em algum link recomendado, um comentário, uma curtida (os famosos “likes”), compartilhamento… ou seja, engajamento é a resposta que os seguidores dão sobre o conteúdo postado.
Uma coisa interessante é que a taxa de engajamento do seu perfil pode oferecer informações como o alcance que um post teve em determinado período (podendo ser em minutos, horas, dias, semanas…)
Portanto, é hora de analisar esses dados cuidadosamente. Só assim, é possível destrinchar a melhor estratégia para alcançar os resultados que sempre almejou.
O Instagram é o favorito!
Quando falamos em “poder”, não é força de expressão. Atualmente, o Instagram é a rede social preferida das marcas para implantar suas estratégias de vendas. Quem disse isso foi a RD Station em um estudo.
Esta é uma das maiores plataformas de automação no marketing digital. A Growth Idea, inclusive, é parceira oficial da RD e nesse artigo você fica por dentro de tudo sobre eles. Vale muito a pena conferir, viu!
Voltando ao assunto, a pesquisa feita pela RD foi baseada numa entrevista com cerca de 300 profissionais do marketing de pequenas e médias empresas em todo o território nacional.
Como já era esperado, constatou-se o seguinte: para a maioria dos empreendedores, o Instagram é a rede social favorita para produzir conteúdos com intenção de conquistar clientes.
E não é difícil entender essa preferência. Só no Brasil, a plataforma é detentora da incrível marca de 122 milhões de usuários! Nesse quesito, o Instagram está atrás apenas do WhatsApp e do YouTube .
Sem contar que é possível comprar e vender diretamente por lá, o que é um dos recursos mais explorados pelas marcas. Falando nisso, nós também temos um artigo sobre impulsionamento de vendas pelo Insta. Clique aqui para ler!
Mas por que é tão importante postar na hora certa?
Ficou impressionado com a quantidade de usuários ativos do Instagram no Brasil? Então, o que dizer sobre a média mundial de quase 1 BILHÃO? Com toda essa gente, é importante saber em que momento subir um post para causar impacto!
O horário para fazer uma postagem é importante, dentre outras coisas, por estar diretamente ligado às preferências e hábitos que a sua persona e público-alvo possuem.
Por exemplo, lembra quando falamos no início do texto sobre engajamento? Pois bem, se seu post sair na hora certa, é praticamente certo que você pode esperar uma taxa de retorno bem mais alta.
O fator horário é tão importante que pode fazer outros recursos não funcionarem tão bem… quer exemplos? Você pode escrever boas legendas, usar ótimos CTA’s e, até mesmo criar um conteúdo visual atrativo…
Porém, se o post sair em um momento do dia no qual as pessoas que pretende alcançar não estiverem lá pra ver… é, amigo, vai ficar meio difícil conseguir um bom engajamento desse jeito.
Frustrante, né?
Mas afinal, qual é o melhor horário para postar no Instagram?
Essa resposta vem com um desafio para você e sua equipe de marketing: entender o comportamento da audiência desejada. Ele deve ser corretamente analisado pelo pessoal que gere as redes sociais do perfil.
(Já imaginou ter esse trabalhão todo sozinho?)
Vamos lá, a partir de dados analisados pela Sprout Social, uma interface americana de gerenciamento de mídias sociais, os melhores horários para subir posts no Instagram, em cada dia da semana são:
- Segunda-feira: de 11h às 12h
- Terça-feira: de 11h às 14h
- Quarta-feira: de 11h às 14h
- Quinta-feira: 11h
- Sexta-feira: de 11h às 12h
- Sábados: de 10h às 12h
- Domingo: de 9h às 15h
Em geral, esses são considerados os “horários de pico”. Ou seja, aqueles em que a audiência na plataforma, como um todo, costuma ser maior.
Agora, existe ainda uma dica bem interessante sobre isso. Via de regra, observou-se que ocorre uma maior taxa de engajamento em posts que saem cerca de vinte minutos antes destes horários:
- 8h / 12h / 20h
Mas fica o lembrete e o selo de atenção: mesmo com essas informações, é fundamental que uma equipe de marketing responsável analise, cuidadosamente, os perfis das suas personas para descobrir em que horário elas estão mais presentes no insta.
E, agora… quem poderá me ajudar?
Sim, a gente reconhece: a tarefa de compreender perfis, analisar métricas, buscar estratégias e tudo mais não é nada, nada fácil… mas, sabia que a nossa equipe pode resolver o seu problema?
A Growth Idea é uma empresa especializada em Marketing Digital, com soluções completíssimas para marcar, de uma vez por todas, o nome do seu negócio no ambiente digital!
Portanto, se você deseja que seus posts subam na hora certa, alcançando o maior alcance possível no Instagram e em qualquer outra rede social, você precisa da nossa ajuda!
Por isso, não perca mais tempo! Entre em contato conosco e prepare-se para alcançar resultados incríveis!
Na semana que vem temos um novo encontro marcado aqui no blog! Até lá!