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Vendas pelo Instagram: como impulsioná-las

O que você vai ver nesse conteúdo

Desde que o Instagram foi comprado pelo Facebook em 2012, ficou claro que ele tem grande potencial. A rede se fortaleceu, seu uso foi se tornando crescente e ela passou a ser uma das principais vitrines para negócios dos mais diversos ramos. 

No blog de hoje, você vai descobrir algumas técnicas para impulsionar as suas vendas pelo Instagram, usando os recursos que ele oferece e também conferir dicas que vão fazer toda a diferença na hora de administrar o perfil da sua empresa nessa rede social.

Crie um perfil de negócios no Instagram

Erro muito comum cometido por alguns empreendedores é usar uma conta pessoal para promover o seu negócio. Um dos maiores problemas, é que esse tipo de perfil não costuma ter um bom desempenho em relação ao alcance de clientes e vendas.

Por isso, o mais indicado é que seja criado um perfil profissional para a empresa. O próprio Instagram já possibilita essa ação e um fato bem interessante é que é possível importar seus contatos do Facebook e acompanhar o alcance das suas postagens. Sendo assim, escolha a opção “Conta Business”.

Elabore um nome de perfil que seja fácil de encontrar

Para impulsionar as suas vendas no Instagram, é preciso ter maior número de acessos no seu perfil e também adquirir engajamento orgânico. Ou seja, é necessário que os leads, seus clientes em potencial, venham até você por conta própria e não por meio de campanha paga.

Embora não seja tão fácil conseguir um grande volume de acessos dessa forma, existem alguns fatores que podem ajudar nessa missão. Um deles é criar um nome que seja fácil de pesquisar.

E aqui estamos falando de facilidade mesmo. O nome do perfil da sua empresa precisa ser fácil de ler e de se escrever naturalmente. Também é preciso criatividade e originalidade. 

Crie um nome que seja único e que não tenha nenhum outro muito parecido com ele. Dessa forma, você evita que a sua marca seja confundida com outras por aí, o que pode confundir o público.

Explore ao máximo as legendas do Instagram 

Aqui está uma oportunidade maravilhosa para desenvolver a identidade da sua marca, engajar o seu público e solicitar a ele algumas ações que promovam mais interação: as legendas. Elas disponibilizam até 2.200 caracteres, incluindo o uso dos emojis.

Imagens com legendas tendem a ter um nível bem maior de engajamento do público. Ainda mais se vierem acompanhadas de chamadas para a ação, os famosos CTA’s. O uso de hashtags também ajuda muito, dando aquele empurrão para que as suas postagens apareçam em pesquisas relevantes.

Use hashtags a seu favor

Os “jogos da velha” permitem que pessoas procurem por assuntos específicos. E é exatamente por isso que as imagens de marketing precisam de hashtags com palavras-chave adicionadas às suas legendas.

Fazer uso de hashtags possibilita que sua marca seja vista por um público maior e aumenta as chances de seu perfil ser encontrado. No entanto, cuidado com o efeito “shadowban”… já ouvir falar sobre ele?

Esse impacto ruim ocorre quando as hashtags são usadas em excesso. Desse modo, o seu perfil deixa de aparecer em feeds de hashtags, de localização e inclusive na aba “explorar” do Instagram.

De fato é bem interessante usar as hashtags e os emojis nas descrições das legendas. Porém, utilize esses recursos com sabedoria e na medida certa para promover e alcançar o engajamento desejado.

Interaja com o público

O seu potencial de atrair novos clientes cresce quanto maior for a interação do público com as suas postagens. O engajamento é uma das métricas mais importantes para as vendas no varejo realizadas pelo Instagram. No entanto, para ter sucesso, é fundamental que essa iniciativa parta do próprio empreendedor.

Mas, como isso acontece? Responda aos comentários, às mensagens privadas, envie enquetes e etc. Isso pode até ser um pouquinho trabalhoso, mas vai contribuir consideravelmente com o engajamento do seu público. 

Use anúncios do Instagram

Em algum momento, deve-se considerar pagar por publicidade no Instagram. Os anúncios feitos nele são muito mais diretos do que de uma campanha em outros canais de comunicação.

Isso causa um impacto muito mais eficiente e rápido. Nem é preciso dizer que alcança o público certo para fechar as vendas, né?

Estatisticamente, um anúncio no Instagram tem 60 vezes mais chances de promover uma interação e, como já dito, uma taxa de engajamento alta quase sempre se converte em vendas.

Publique regularmente

A regularidade é algo necessário para impulsionar as suas vendas no Instagram. Para o público, não vale a pena acompanhar uma página que só posta conteúdo de vez em quando. Além disso, de forma mais técnica, o próprio algoritmo valoriza perfis com atividade regular.

Dessa forma, é altamente recomendável criar uma agenda de postagens. A quantidade de publicações pode variar de acordo com o momento. No entanto, é importante aproveitar todos os recursos disponíveis na plataforma. Repostar alguma publicação mais interessante ao longo do dia nos stories, por exemplo, também pode garantir que mais pessoas vejam o conteúdo.

Para te ajudar ainda mais a ter sucesso nas vendas, preparamos outros conteúdos que vão dar aquele impulso que você tanto quer para alavancar a sua marca. Continue no nosso blog e leia o artigo Como criar um bom e-mail marketing para cada etapa do processo de Inbound.

Não deixe de acompanhar o nosso blog! Por aqui, sempre tem novidades e as melhores dicas para você sobre o universo do marketing. A Growth Idea é a sua agência de marketing digital e o nosso objetivo é fazer a sua empresa crescer!   

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