Como você organiza a programação de toda a sua produção de conteúdo? Vai dizer que ainda não elaborou seu próprio calendário editorial? Saiba que está deixando de ver a sua empresa alcançar resultados incríveis por falta de uma ferramenta de planejamento!
No blog de hoje, preparamos um miniguia que vai ser a solução na hora de criar o tão necessário calendário editorial. Preparado?
1. Conheça bem o seu público-alvo
Seus conteúdos precisam chegar até a audiência certa, não é? Mas, como isso vai acontecer se você nem sabe quem são essas pessoas? E aqui, pessoal, significa conhecer de verdade!
Por isso, o primeiro passo para elaborar o seu calendário editorial é definir qual é o público-alvo. Veja só algumas informações sobre ele que você precisa ter:
- Onde seu público consome mais informações: blogs, YouTube, redes sociais e etc.
- Quais os seus formatos favoritos: áudio, vídeo, texto e etc.
- Qual a frequência com que ele consome conteúdo na internet: diariamente, semanalmente, quinzenalmente e etc.
- O que esse público costuma procurar: A INFORMAÇÃO MAIS IMPORTANTE DE TODAS!
2 . Determine o objetivo das suas postagens
O próximo passo, assim que você define quem é o seu público-alvo, é determinar o que pretende alcançar com os seus posts. Acompanhar a jornada de consumo do lead e saber em qual fase do funil de vendas ele está vai te ajudar muito!
Falando em objetivos, você pode criar conteúdos com a finalidade de:
- Converter leads em clientes;
- Promover seus produtos e serviços;
- Captar leads;
- Divulgar a marca.
3. Elabore uma estratégia de conteúdo
Depois de definir o público e os objetivos das suas postagens, chegou o momento de planejar a criação e a publicação dos posts.
Para começar, você vai precisar decidir quais serão os canais de divulgação utilizados (YouTube, redes sociais, e-mail marketing…). Essa escolha é fundamental, pois define por onde as pessoas terão acesso ao conteúdo.
Além disso, elaborar estratégias é importante para ajudar a delegar funções à sua equipe (caso tenha uma). Ou seja, vai ficar mais fácil definir quem vai fazer o quê com esse planejamento pronto.
Dá só uma olhadinha em alguns pontos que a Growth Idea selecionou e que vão te dar aquele “help” na hora de mapear pautas relevantes para a criação de conteúdo:
- Definir o foco de cada conteúdo;
- Investir na produção de materiais de qualidade;
- Acompanhar as métricas;
- Manter contato constante com o cliente para saber o que ele deseja e etc.
4. Escolha uma ferramenta de organização.
Agora que você já passou pelas etapas anteriores, vamos para o próximo passo. Com o público-alvo definido, objetivo determinado e estratégias criadas, você vai precisar de uma ferramenta que organize todas essas informações!
Para deixar o calendário editorial bem arrumado e sem nenhuma informação solta ou perdida, você pode usar desde planilhas, até programas específicos para criação de calendários deste tipo.
Confira algumas ferramentas mais utilizados para essa tarefa:
Na hora de fazer essa escolha, o mais importante é entender o que funciona melhor de acordo com sua rotina de trabalho. Afinal de contas, você deseja elaborar um calendário para facilitar as coisas, não é?
5. Estipule uma frequência de postagens.
Uma informação fundamental que seu calendário editorial deve ter é a seguinte: a frequência com a qual os posts vão sair. Até porque, se você deseja engajamento do público, tem que estar sempre oferecendo conteúdo a ele.
Daí a importância de estipular uma frequência para as postagens. E isso não inclui apenas a definição dos dias, mas, inclusive, dos horários. Falando nisso, já se perguntou se há algum momento ideal do dia para postar?
Pense no Instagram, por exemplo. Será que existe um melhor horário para fazer as publicações? Lá no perfil da Growth Idea você descobre a resposta acessando este link.
Por fim, nunca se esqueça que manter suas mídias sociais sempre ativas aumenta as chances de atrair cada vez mais público – e clientes também!
6. Siga o que está no cronograma.
Com tudo planejado e organizado é hora de colocar as ideias em prática! Nesse momento, você vai ver o calendário funcionando de verdade. Se prepare para perceber a diferença que isso vai fazer no seu dia-a-dia de trabalho.
Agora, para ver tudo sair da forma como espera, é necessário seguir o planejamento do calendário editorial. Até porque, de nada adianta ter investido até aqui para criá-lo e depois, simplesmente, não usá-lo.
Quer saber se as estratégias estão dando certo? Essa é uma das coisas que você vai descobrir caso siga direitinho a programação do seu calendário editorial.
7. Tô achando isso meio complicado… help!
Se mesmo depois de ler esse miniguia você está achando essa tarefa um pouco difícil, fique tranquilo! Há uma solução bem prática e ideal que tem sido cada vez mais adotada pelos empreendedores.
Você pode terceirizar esse serviço através de uma agência de marketing digital. Dentre outras competências, os profissionais dessas empresas são especializados na criação de calendários editoriais.
Ou seja, a agência pode cuidar disso pra você pelo tempo que for necessário!
Curtiu o conteúdo de hoje? Então continue acompanhando o blog da Growth Idea para não perder nossas próximas publicações. Aqui é o lugar certo para você ficar por dentro do que há de melhor no universo do marketing digital!
Quer um exemplo? O que vem na sua mente quando alguém te fala sobre missão, visão e valores de uma empresa? Continue no blog e descubra o que isso significa clicando aqui.
Até a próxima!