Todo negócio que almeja sucesso, segurança e reconhecimento precisa estar sobre o seguinte “tripé”: “Missão, Visão e Valores”. A pergunta é: qual o seu conhecimento sobre esses termos?
No blog de hoje, você vai saber tudo o que precisa e entender porque todo empreendimento não pode abrir mão desse “trio de ouro”. Boa leitura!
O que é a “Missão” de um negócio?
Qual é a razão da existência da minha empresa?
A resposta dessa pergunta é fundamental para estabelecer a missão de qualquer empreendimento. A partir dela é que se revela quais são as ambições de uma marca, ou seja, o que ela pretende fazer e como deseja construir sua história.
Em outras palavras, a “Missão” é uma espécie de declaração curta, porém, inspiradora que vai guiar a tomada de decisões importantes, inspirar antigos e novos funcionários, além de atrair clientes bem comprometidos com essa linha de pensamento.
Por fim, para defini-la, é quando uma empresa expõe qual é o seu propósito e diz por qual motivo ela foi criada. Estamos falando do “DNA” de um negócio, de sua identidade.
Para alcançar esse objetivo é preciso ter respostas claras para perguntas como: “Para que a empresa existe?”, “O que a empresa faz?”, “Para quem?”.
Conheça a missão dessas empresas famosas:
- Google: “Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”.
- Nike: “Levar inspiração e inovação para os atletas de todo o mundo”.
- Nubank: “Combater a baixa bancarização no Brasil, trazendo opções mais acessíveis e desburocratizadas e oferecendo o melhor atendimento ao cliente do mundo”.
Visão: o que é e para que serve?
Basicamente, a “Visão” de uma empresa mostra onde ela pretende chegar, bem como os seus objetivos a médio e longo prazo. Ela deve motivar todos os colaboradores a seguirem um mesmo caminho.
Para se ter uma ideia de sua importância e utilidade, o planejamento estratégico de um empreendimento está diretamente relacionado à sua visão e o sucesso das metas a serem atingidas também é definido por ela.
Seja alcançar a liderança no mercado, chegar ao cenário internacional, inovar, ter presença em todas as capitais do país e etc, são alguns dos exemplos de visão que uma organização pode ter.
Ou seja, o empreendedor que está atrás de resultados extraordinários não pode abrir mão de uma visão empresarial bem definida. É ela que faz o negócio “caminhar” as coisas de um ponto A para o ponto B.
Vamos destacar alguns pontos que a visão representa:
- O posicionamento público da empresa no que diz respeito à meta principal do seu empreendimento;
- O que a diferencia de suas concorrentes e o que ela agrega na vida de colaboradores, públicos e parceiros.
- Quais são as oportunidades vistas em potencial para aproveitamento futuro.
Veja alguns exemplos de visão de empresas conhecidas:
- Disney: “Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças.”
- Coca-Cola: “Matar a sede do mundo.”
- Apple: “Mudar o mundo através da tecnologia.”
Valores e o seu compromisso moral.
Para facilitar o entendimento do que sejam os “valores”, podemos dizer que eles são o “código moral”, ou “código de conduta” de uma empresa. Eles representam o modo de agir de um negócio e todos os aspectos que devem ser respeitados.
Ou seja, os valores dão “as regras do jogo”. Eles dizem o que é considerado aceitável ou não na conduta das pessoas e da empresa. Sendo assim, são inegociáveis.
Quer um exemplo de como os valores funcionam na prática?
Pense no relacionamento entre chefia e funcionários. No ambiente corporativo, todas as ações, liberdades e limites de uma pessoa com a outra devem, necessariamente, ser definidas pelos valores da organização.
Você sabe quais são os valores da Growth Idea? Então confira aí:
- Foco em resultado;
- Criatividade para evoluir;
- Teste, análise e crescimento;
- Transparência e ética sempre.
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Até a próxima!