Quem nunca ouviu a frase: “A propaganda é a alma do negócio”? A internet, hoje em dia, é a maior vitrine de compra e venda do mundo. Mas nesse meio tão vasto que é online, de que forma se destacar? Como conquistar clientes?
Acompanhe a leitura do nosso blog de hoje e fique por dentro de como elaborar, com sucesso, as estratégias de marketing digital para a sua empresa.
Definição de Objetivos
Lembra do filme Alice no País das Maravilhas, quando o Gato de Cheshire diz: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”? Para o marketing digital essa regra não se aplica.
Isso porque nenhuma estratégia será bem sucedida se você não compreender quais são os objetivos da empresa em questão. É o maior reconhecimento pelo público-alvo? Seria a geração de leads? Ou então um canal de ajuda ao consumidor?
Daí a importância de escolher quais serão os indicadores de resultado e trabalhar com metas concretas para alcançá-los.
Entender qual é o seu cliente ideal
Toda empresa precisa conhecer o seu público-alvo e traçar o perfil do seu cliente ideal. Pense nas preferências, hábitos de consumo, desejos, necessidades, idade, cargo, dentre outras características.
Esse passo é de suma importância para que as estratégias de marketing consigam atingir as pessoas certas e de maneira adequada, ou seja, conversando com o público de maneira mais próxima, criando uma relação mais íntima.
Quer uma forcinha para cumprir essa tarefa tão importante? No nosso blog você encontra o artigo: “Público-alvo e buyer persona: por que defini-los?” Não deixe de ler!
Projeto de ações
Aqui serão estabelecidos aspectos importantes, como: em quais plataformas a marca estará presente, os conteúdos produzidos, a frequência de postagens, a linguagem utilizada, orçamento destinado para tais ações, etc.
Hoje em dia, os principais meios de divulgação são as redes sociais, principalmente o Instagram. Lembrando que é importante explorar todos os recursos oferecidos por esses canais, como reels, stories, etc.
Organize o conteúdo
Para garantir que os conteúdos respeitem a frequência adequada, sendo publicados nos horários indicados, nos dias corretos, sem falhas e sem preocupações, é preciso se organizar.
Comece criando um calendário editorial. Ele pode ser mensal, quinzenal ou até semanal. Uma boa dica é se atentar aos assuntos que estão sendo mais comentados no momento, como lançamentos de filmes, eventos (festivais e premiações), programas, notícias, etc.
Claro que é importante levar em conta o seu público-alvo, avaliando se é mesmo possível lincar os conteúdos do seu nicho com essas pautas.
Mais um ponto que merece atenção: o agendamento antecipado de conteúdos. Você pode utilizar o Meta Business Manager ou outras plataformas de agendamento.
Um bom copywriting
A escrita persuasiva é fundamental para convencer o seu público. Não se trata, apenas, de dominar a gramática. É preciso conhecer bem o produto, o perfil dos clientes e criar um discurso atrativo.
Novamente, a Growth tem um conteúdo específico para te auxiliar a produzir uma boa copy. É só clicar aqui.
Marketing Terceirizado
Ufa! Muita coisa, certo? E é aí que conseguimos entender a importância do marketing terceirizado.
Existem agências especializadas em Marketing Digital. Elas prestam serviços que vão desde a análise do seu cliente ideal até a gestão das mídias e de tráfego.
Contar com a ajuda de uma empresa qualificada para apresentar a sua marca ao mundo pode ser vantajoso por diversos aspectos, como estratégias mais assertivas e maior conversão de leads em negócios fechados.
Um empurrãozinho chamado Inbound Marketing
Já ouviu falar? É o conhecido marketing de atração. Aqui, as estratégias de produção de conteúdo são todas voltadas para tornar o produto praticamente irresistível para o público.
Isso porque a estratégia de Inbound trabalha com 4 pilares: atrair, converter, vender e encantar, realizando todos os processos de uma negociação, que vão desde a apresentação do seu produto/serviço até a fidelização de clientes.
Desse modo, você consegue conversar com as pessoas certas, conquistar uma maior porcentagem de conversão e consequentemente, fechar mais vendas.
Monitore os resultados
Analisar os dados de cada ação possibilita avaliar se as campanhas estão realmente funcionando e qual tem sido o retorno real delas.
Além disso, facilita para o direcionamento adequado de iniciativas, como o envio de e-mail marketing, mudanças na linguagem, na forma de passar o conteúdo, etc.
Continue acompanhando nossas publicações e aprenda como impulsionar sua empresa com ações de marketing de sucesso!