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Carnaval: como montar uma estratégia de marketing que realmente funcione

O que você vai ver nesse conteúdo

Chegou a hora de preparar a fantasia e a purpurina, porque o Carnaval está chegando! No próximo dia 12, uma das festas mais populares do Brasil vai tomar conta das ruas e avenidas do país

A tradição é tão grandiosa que o carnaval brasileiro passou a ser um negócio super lucrativo para os ramos de turismo e entretenimento. Com isso, bilhões de reais são movimentados a cada ano nesta época.

Em um momento tão favorável para bons negócios, a gente quer saber: a sua empresa já tem aquele plano de marketing poderoso para atrair clientes de forma magnética e gerar resultados incríveis?

Não? Ah, calma… você está a um passo de resolver esse problema! No blog de hoje, a Growth Idea vai te mostrar como montar uma estratégia de marketing que realmente funcione! Boa leitura! 

Abram alas para o Bloco do Marketing Sazonal!

Mas… quem é esse, afinal?

O Marketing Sazonal é uma estratégia de comunicação bastante utilizada por empresas de diversos segmentos, com o objetivo de gerar um volume maior de vendas em épocas específicas do ano. 

Pode ter certeza que você já cansou de ver campanhas desse tipo por aí. Vamos te dar só alguns exemplos: Black Friday, Dia das Mães, Natal, Dia das Crianças, Dia dos Namorados… e por aí vai.

A questão é a seguinte: as datas comemorativas são uma oportunidade e tanto para montar uma boa estratégia, capaz de alavancar os negócios de qualquer empreendimento.

E é claro que na época do Carnaval, a coisa não é diferente. Esse é o momento de usar toda a alegria, colorido e energia da ocasião para criar um plano de marketing eficiente e que te faça alcançar os resultados que deseja.

Muito samba no pé… e dinheiro no bolso!

Sim, caro amigo empreendedor… Carnaval não é só sobre cair na folia ao som dos batuques e do samba-enredo. Como já dissemos aqui, essa é uma época do ano muito propícia para a sua empresa lucrar!

Ainda mais que a expectativa para o comércio está melhor do que nunca! Para se ter uma ideia,  segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o próximo Carnaval deve injetar mais de 8 bilhões de reais na economia. 

Ficou impressionado? Bem, e se a gente disser que esse número é cerca de 27% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado? Dá para acreditar? Então, bora aproveitar esse cenário com força total!

E, sim… sabemos que nem todos os clientes são foliões. Ou seja, tem uma galera boa que passa bem longe dos bloquinhos e da folia. Mas, isso não quer dizer que essas pessoas ficam de fora das suas metas de venda, certo?

Então, com samba ou sem samba no pé, bora aprender como montar uma estratégia de Marketing Digital infalível para comemorar de verdade esse Carnaval!

Muita cor, por favor!

Sim, vamos começar falando de uma das marcas registradas do Carnaval: o colorido! Por isso mesmo, a sua estratégia de Marketing Digital precisa (leia de novo essa palavra) investir em um design  cheio de cor e divertido!

Dito isso, vamos lá. Em todos os lugares onde a sua marca estiver presente no meio digital, seja em um site ou nas redes sociais, será preciso repaginar layouts, templates e tudo o mais com a temática carnavalesca.

É isso mesmo, tem que deixar o seu e-commerce cheio de purpurina (ainda que seja virtual, beleza?)

Agora, se a sua marca também funciona em espaço físico, maravilha! Use e abuse de uma decoração bem colorida! Até mesmo seus funcionários podem colocar uma peça de fantasia, ou quem sabe, um adorno bem chamativo.

O importante é deixar claro para o cliente que a alegria do Carnaval já chegou na sua loja e que o desfile de boas ofertas já está para começar!

Com vocês, o Branding!

Antes de tudo, vamos pensar em relacionamento. Hoje em dia, ao ter contato com alguma marca, muitos consumidores gostam de conhecer a sua identidade, as causas que defende, seus valores… Tudo isso, para sentir mais confiança antes de realizar a compra. 

Por esse motivo, é preciso colocar o Branding em ação e mostrar a personalidade do seu negócio em todos os canais de relacionamento que ele possua.

Caso você ainda não conheça, o Branding trabalha com a seguinte ideia: o conceito de uma marca precisa ser planejado, estruturado, gerido e promovido. Estes processos fazem parte da formação de uma boa estratégia de marketing. 

Hum… não ficou muito claro? Então, veja o exemplo abaixo de uma marca de bebidas bem famosa:

Há 26 anos no mercado, a Red Bull é a marca de energéticos mais famosa do mundo. Agora, se pergunte o seguinte: será que isso acontece porque o seu produto é o mais gostoso e eficaz do mercado?

Não. É porque a marca sabe fazer um excelente branding! Nesse sentido, a Red Bull se comunica com o público, explorando sensações pulsantes de quem é apaixonado por aventura.

Consequentemente, sua relação de longo prazo com os esportes radicais  se consolidou e já está presente na comunicação da marca em diversos meios, como: TV, redes sociais e até em patrocínio de eventos esportivos. 

Afinal, um produto que promete “dar asas” é tudo que uma pessoa viciada em adrenalina deseja… entendeu a ideia?

Fortaleça sua presença online!

Eis aqui, a nossa maior candidata a sair em primeiro lugar no “desfile das campeãs” de todas as estratégias!

Vamos direto ao ponto? Bem, ao ter uma presença online constante, você torna mais fácil a sua marca ser encontrada pelos clientes. E, uma vez que ela for encontrada, bingo!

É então que os leads começam a interagir, tirando dúvidas, e dando mais passos em sua jornada de compra. 

Portanto, lembre-se: os clientes potenciais usam a internet para se informar e interagir. Se você não marcar presença por lá, outras empresas concorrentes vão ocupar o seu lugar.

Segmentação do público: cada um na sua arquibancada!

Pare e pense um pouco: será que todos os clientes são iguais? Bem, você já sabe que não, né… Então, também é óbvio que não dá para, simplesmente, sair oferecendo a mesma coisa do mesmo jeito para todo mundo.

E é para sua marca não cometer este erro que existe algo chamado segmentação de público. Essa é uma estratégia muito importante de marketing digital, baseada na identificação de subgrupos dentro do seu público-alvo.

Por exemplo: vamos imaginar que o seu público ideal são pessoas que querem adquirir pacotes de viagem para curtir o feriado de Carnaval. Com certeza, elas têm interesses de destino diferentes…

E, se a sua empresa é, vamos dizer, uma agência de viagens, não dá para oferecer um pacote para a praia, para quem deseja ir para um lugar mais frio, concorda? Então, será necessário segmentar o seu público!

Isso vai ser fundamental para enviar conteúdos mais personalizados e aumentar as chances de converter os seus contatos em vendas! 

Bora começar?

Você chegou até aqui achando tudo muito maravilhoso, mas meio complicado para executar sozinho? Bem, temos duas notícias para te dar:

A primeira é que sim, o processo para montar uma estratégia de marketing digital que funcione de verdade é um tanto quanto complexo. Para começar, são necessários desde ferramentas tecnológicas até pessoal especializado.

Mas, agora vem a notícia que você queria ouvir: a Growth Idea pode fazer todo esse trabalho por você, estruturando absolutamente todo o processo de marketing do seu negócio!

O nosso time está completo! Cada um dos profissionais é altamente capacitado para cuidar, pessoalmente, de todos os processos, desde a construção do branding até a gestão de conteúdos para as redes sociais da sua empresa.

Entre em contato conosco agora mesmo e conheça todas as soluções que disponibilizamos para trazer as melhores oportunidades para o seu empreendimento. Você ainda não viu nada igual, acredite…

Semana que vem, tem mais conteúdo aqui no blog! Não vai perder, heim! 

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