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Tudo o que você precisa saber sobre posicionamento de marca

O que você vai ver nesse conteúdo

Posicionamento de marca… como assim?

Vamos começar com um exemplo logo de início:

Quando você pensa na Apple, famosa empresa criada por Steve Jobs, qual o conceito que vem à sua mente?

A ideia de que seus produtos são luxuosos, talvez? Quem sabe, ainda, a noção de que os usuários dispõem de um poder aquisitivo maior, uma vez que os produtos dessa marca possuem preços mais elevados?

Pois muito bem! Basicamente, essas e outras impressões causadas nos consumidores é o que se chama de posicionamento de marca e se tem uma coisa que a Apple sabe fazer é explorar essa estratégia!

Mas, afinal, do que se trata esse conceito? No blog de hoje, você vai ficar por dentro de tudo a respeito do posicionamento de marca e como utilizar esse recurso para alavancar o seu negócio no meio digital. Vem com a gente!

O que é posicionamento de marca?

Vamos começar com o que diz uma dupla especialista na área. Al Ries e Jack Trout são conhecidos como os maiores estrategistas de marketing do mundo. Juntos, eles criaram o conceito de Posicionamento Competitivo.

Em seu livro “Posicionamento: a batalha por sua mente” (M. Books, 2009), os autores afirmam: “o ponto principal sobre o posicionamento de marca é que ele ocorre na mente do consumidor”.

Dito isso, vamos explorar melhor o conceito.

Posicionamento de marca é uma estratégia eficaz de marketing, usada com o objetivo de fazer um negócio se diferenciar no mercado. A ideia chave é oferecer ao público algo com um valor superior ao da concorrência, sendo a solução ideal para o seu problema.

Ou seja, quando se fala em posicionamento de marca, considera-se tudo o que uma empresa deseja criar no imaginário de seus clientes. O que se pretende é construir a sua imagem e como ela será percebida pelo público.

Entende agora porque a Apple é um excelente exemplo? Criada em meados dos anos 70, a multinacional se posiciona como uma marca que oferece luxo, elegância e exclusividade. Valores que foram inseridos com sucesso na mente dos consumidores.

E o trabalho segue sendo bem realizado. Os conceitos apresentados acima são percebidos nos produtos, serviços, no e-commerce e nas lojas físicas. 

Qual a importância do posicionamento de marca?

Pense em um método que faça a visão, o produto e a identidade da sua empresa serem colocados de forma estratégica no mercado. Essa posição, caro empreendedor, é onde você quer estar: em primeiro lugar na preferência do público!

E é exatamente o posicionamento de marca que vai fazer você chegar lá. Como? Te ajudando a desenvolver estratégias de marketing cada vez mais eficazes para atingir o seu público-alvo

Enfim, em linhas gerais, essa é a grande importância do posicionamento de marca: criar uma identidade para a empresa, pela qual os clientes a conheçam (e prefiram). Resultado? Altíssimas chances de sucesso!

Exemplos famosos:

Por se tratar de um recurso fundamental para o êxito de um negócio, várias marcas famosas ao redor do mundo já criaram suas estratégias de posicionamento. Veja agora alguns exemplos:

 

  • Pepsi: “A segunda opção preferida dos brasileiros”.

 

Diante do fato de que a Coca-Cola é a líder no seu segmento, a Pepsi sempre soube que o público a considerava uma “segunda opção” para o consumo. E foi então que resolveu se apropriar desta percepção para se promover.

Com isso, a marca deu início à campanha “Só tem Pepsi, pode ser?”. Ao saber tirar vantagem, a marca conseguiu se posicionar no mercado, impulsionando as vendas e lucratividade.

 

  • Dove: valorização da beleza natural e empoderamento feminino.

 

Baseado nestes dois princípios, a marca possui um posicionamento muito bem definido, sobretudo, em suas campanhas mais recentes. O sucesso da estratégia ocorre, principalmente, graças ao seu discurso.

Sob um viés mais emocional, a Dove consegue promover a identificação das mulheres com seus produtos. Os temas mais comuns são a auto-estima, a quebra de padrões de beleza e a valorização de cada biotipo.

Como criar seu posicionamento de marca?

Ficou interessado em adotar esse recurso no seu negócio? Confira, agora, o que você precisa fazer para criá-lo:

 

  • Conheça os seus concorrentes: saiba quais são e a forma como cada um se comunica com o público. Que mensagem transmitem? Algo se aproxima da imagem que você deseja construir? O que o público diz sobre o que eles têm de melhor e pior?

 

  • Identifique o seu diferencial: o que torna a sua marca distinta das outras? O atendimento on-line? Seus prazos de entrega? Um site fácil de navegar e localizar informações? O seu preço? Ao fazer esse reconhecimento, invista em formas de “gravar” isso na mente dos seus clientes.

 

  • Elabore uma declaração de posicionamento de marca: este será um documento interno da empresa. Logo, ele poderá, ou não, estar disponível em sites para consulta pública. No entanto, existem empresas que compartilham essas informações.

 

Veja o exemplo de declaração do Airbnb

“Para os viajantes locais e internacionais, o Airbnb é o único site de reservas que conecta você a experiências únicas em todo o mundo, porque oferecemos a maior seleção, os mais diversos, os melhores lugares personalizados para se hospedar.”

Caso queira facilitar bastante essa tarefa, você pode contratar o serviço de marketing terceirizado de uma agência especializada. Os profissionais são experientes quando o assunto é análise de mercado.

Além disso, esse time conhece e domina técnicas de comunicação eficazes para falar diretamente com sua persona e público-alvo. Já pensou que maravilha não ter que se preocupar enquanto uma equipe especialista faz todo esse trabalho por você?

E não é só isso…

Para fazer com que o posicionamento de marca da sua empresa fique bem estruturado, será necessário responder aos seguintes pontos:

 

  • A quem meu produto se destina (quem são minhas buyer personas)?
  • Qual dor ou dificuldade meu produto resolve?
  • Qual é o meu diferencial perante a concorrência? Qual é a minha especialidade?
  • Eu entrego o meu serviço com excelência?
  • Como eu quero que a minha marca seja vista e lembrada?

 

É a partir dessas respostas que as ações de publicidade serão planejadas. Lembrando que, ao decidir terceirizar o seu serviço de marketing, o seu negócio recebe uma solução completa para colocar todas elas em prática!

Gostou do conteúdo de hoje e quer ficar por dentro dos temas mais atuais sobre mercado e marketing? Então você não pode perder as próximas atualizações do nosso blog! A gente espera você na semana que vem!

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