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“Sem risadinha”: como usar memes e trends na sua estratégia de marketing

O que você vai ver nesse conteúdo

Hum… deixa a gente tentar adivinhar: você quer criar posts para as suas redes sociais que faça um público engajar bastante? E se alguém te dissesse que usar memes e trends pode funcionar super bem?

No blog de hoje, a Growth Idea vai te mostrar como usar esses recursos para ver o seu perfil (seja pessoal ou de negócios) verdadeiramente bombar na web! Acompanhe a leitura!

“Sem risadinha, parceiro!”

Talvez você já tenha visto por aí nas redes, essa frase em alguma foto, montagem ou vídeo.

Um brincadeira criada pelos ex-jogadores de futebol Denilson, Fabiano e Marco Aurélio já ganhou adeptos mega famosos, como o ator norte-americano Tom Hanks. Estamos falando da tal foto “sem risadinha”.

Tudo começou quando os três craques tiraram uma foto com o cantor Mano Brown. Ao rir durante o clique, Marco Aurélio foi advertido pelo rapper que aquela era a hora errada para dar umas risadas. 

Resultado? O ex-futebolista saiu na foto claramente segurando uma risada e a brincadeira virou meme. 

Esse é apenas um dos milhões de casos que existem para mostrar a força que os memes possuem e como se espalham tão rapidamente.

Aliás, você sabe o que são memes e trends?

Dentro dos mais variados formatos (imagens, vídeos e frases), os memes surgiram dentro das redes sociais. A sua fama vem do número enorme de compartilhamentos que os usuários fazem na rede.

Na realidade, não existe ainda um consenso de quando os memes surgiram. O que se sabe é que eles começaram a ganhar popularidade maior a partir dos anos 90. De lá pra cá, o sucesso vem sendo cada vez maior.

De forma geral, um meme utiliza uma sátira, uma crítica social e, até mesmo, nostalgia para fazer uma piada. Com tudo isso, dá pra ver que esse tipo de conteúdo não é apenas engraçado mas, também, inteligente! 

Já as “trends”, seja no Instagram ou em outras redes sociais, são conteúdos que ganham grande popularidade durante um certo tempo. Elas ficam em alta durante um período, quando os usuários interagem e a compartilham.

Depois disso, elas começam a perder força e vão desaparecendo, até que surja outra trend. 

Vamos lembrar, rapidinho, de um meme e uma trend que bombaram?

Uma das mais famosas vilãs de novela em um momento de aparente confusão. Um gif da personagem Nazaré Tedesco, personagem da atriz Renata Sorrah em “Senhora do Destino” (2004), viralizou, sendo conhecido como “Nazaré Confusa” .

Desde quando surgiu, em 2016, a imagem da mulher pensando, com um olhar perdido, passou a ser compartilhada sempre que alguém se sentia desnorteado ou confuso com relação a algo.

Já uma trend que fez muito sucesso foi a “This or That” (do inglês, “Isso ou Aquilo”). Basicamente, a brincadeira consiste em duas ou mais pessoas, em fila, escolherem entre uma coisa ou outra, na sua vez.

A opções são editadas na tela e mudam, para que as pessoas possam fazer mais de uma escolha ao longo do vídeo.

Com certeza, você já viu algumas dessas “modinhas” pela internet alguma vez…

Agora, já que estamos falando de algo que faz tanto sucesso na web, alguma vez parou para pensar de que forma esses posts podem movimentar as suas redes sociais e chamar atenção para os seus produtos?

Então, bora entender como usar esses recursos agora mesmo!

Como usar os memes e as trends no Marketing Digital?

  1. Se certifique de que o meme tem a ver com o seu público!

Analise o perfil das pessoas que seguem a sua página. Entender como elas se comportam, seu estilo de vida, por exemplo, vai te ajudar muito na hora de escolher o meme mais adequado.

  1. Entenda claramente o contexto da piada.

Isso é indispensável na hora de criar um conteúdo com esse recurso. Entenda que não basta que o meme seja engraçado. Para além disso, é preciso ter certeza sobre o que ele trata para usá-lo da forma correta.

  1. Escolha trends que estejam em alta.

Antes de entrar em uma “modinha”, procure saber se ela realmente está fazendo sucesso na internet. No Instagram, por exemplo, você pode clicar no ícone do “reels” e saber quais são as tendências mais populares do momento.

  1. Não perca o seu objetivo de vista!

Lembre-se: você está utilizando os memes e as trends como estratégias de Marketing Digital. Sendo assim, por mais empolgante que seja se divertir com conteúdos virais, não se esqueça de que o seu objetivo com isso é agregar valor para a sua marca e conquistar novos clientes!

  1. Invista nos serviços de uma Agência de Marketing.

Quer a solução perfeita? Deixe essa tarefa de usar os conteúdos mais bombásticos da internet nas mãos de uma equipe especialista no assunto. Procure uma agência de marketing digital e veja as redes sociais do seu negócio decolando com os conteúdos mais virais de cada momento!

Anotou as dicas?

Aqui no blog da Growth Idea é assim. Você sempre vai ficar por dentro dos assuntos mais interessantes sobre marketing digital. A gente tem um encontro marcado na semana que vem, beleza?

Então, até lá! 

 

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