fbpx
Blog Growth Idea

Como criar uma boa estratégia de marketing digital

O que você vai ver nesse conteúdo

Quem nunca ouviu a frase: “A propaganda é a alma do negócio”? A internet, hoje em dia, é a maior vitrine de compra e venda do mundo. Mas nesse meio tão vasto que é online, de que forma se destacar? Como conquistar clientes?

Acompanhe a leitura do nosso blog de hoje e fique por dentro de como elaborar, com sucesso, as estratégias de marketing digital para a sua empresa.

Definição de Objetivos

Lembra do filme Alice no País das Maravilhas, quando o Gato de Cheshire diz: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”? Para o marketing digital essa regra não se aplica. 

Isso porque nenhuma estratégia será bem sucedida se você não compreender quais são os objetivos da empresa em questão. É o maior reconhecimento pelo público-alvo? Seria a geração de leads? Ou então um canal de ajuda ao consumidor?

Daí a importância de escolher quais serão os indicadores de resultado e trabalhar com metas concretas para alcançá-los. 

Entender qual é o seu cliente ideal

Toda empresa precisa conhecer o seu público-alvo e traçar o perfil do seu cliente ideal. Pense nas preferências, hábitos de consumo, desejos, necessidades, idade, cargo, dentre outras características.

Esse passo é de suma importância para que as estratégias de marketing consigam atingir as pessoas certas e de maneira adequada, ou seja, conversando com o público de maneira mais próxima, criando uma relação mais íntima.

Quer uma forcinha para cumprir essa tarefa tão importante? No nosso blog você encontra o artigo: “Público-alvo e buyer persona: por que defini-los?” Não deixe de ler!

Projeto de ações

Aqui serão estabelecidos aspectos importantes, como: em quais plataformas a marca estará presente, os conteúdos produzidos, a frequência de postagens, a linguagem utilizada, orçamento destinado para tais ações, etc. 

Hoje em dia, os principais meios de divulgação são as redes sociais, principalmente o Instagram. Lembrando que é importante explorar todos os recursos oferecidos por esses canais, como reels, stories, etc.

Organize o conteúdo

Para garantir que os conteúdos respeitem a frequência adequada, sendo publicados nos horários indicados, nos dias corretos, sem falhas e sem preocupações, é preciso se organizar. 

Comece criando um calendário editorial. Ele pode ser mensal, quinzenal ou até semanal. Uma boa dica é se atentar aos assuntos que estão sendo mais comentados no momento, como lançamentos de filmes, eventos (festivais e premiações), programas, notícias, etc. 

Claro que é importante levar em conta o seu público-alvo, avaliando se é mesmo possível lincar os conteúdos do seu nicho com essas pautas. 

Mais um ponto que merece atenção: o agendamento antecipado de conteúdos. Você pode utilizar o Meta Business Manager ou outras plataformas de agendamento. 

Um bom copywriting

A escrita persuasiva é fundamental para convencer o seu público. Não se trata, apenas, de dominar a gramática. É preciso conhecer bem o produto, o perfil dos clientes e criar um discurso atrativo.

Novamente, a Growth tem um conteúdo específico para te auxiliar a produzir uma boa copy. É só clicar aqui.

Marketing Terceirizado

Ufa! Muita coisa, certo? E é aí que conseguimos entender a importância do marketing terceirizado. 

Existem agências especializadas em Marketing Digital. Elas prestam serviços que vão desde a análise do seu cliente ideal até a gestão das mídias e de tráfego. 

Contar com a ajuda de uma empresa qualificada para apresentar a sua marca ao mundo pode ser vantajoso por diversos aspectos, como estratégias mais assertivas e maior conversão de leads em negócios fechados.  

Um empurrãozinho chamado Inbound Marketing

Já ouviu falar? É o conhecido marketing de atração. Aqui, as estratégias de produção de conteúdo são todas voltadas para tornar o produto praticamente irresistível para o público. 

Isso porque a estratégia de Inbound trabalha com 4 pilares: atrair, converter, vender e encantar, realizando todos os processos de uma negociação, que vão desde a apresentação do seu produto/serviço até a fidelização de clientes. 

Desse modo, você consegue conversar com as pessoas certas, conquistar uma maior porcentagem de conversão e consequentemente, fechar mais vendas.

Monitore os resultados

Analisar os dados de cada ação possibilita avaliar se as campanhas estão realmente funcionando e qual tem sido o retorno real delas. 

Além disso, facilita para o direcionamento adequado de iniciativas, como o envio de e-mail marketing, mudanças na linguagem, na forma de passar o conteúdo, etc.

Continue acompanhando nossas publicações e aprenda como impulsionar sua empresa com ações de marketing de sucesso!

Compartilhe esse conteúdo!

WhatsApp
LinkedIn
Email

Comentários

Conteúdos relacionados