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Dicas para vender bem no início do ano

O que você vai ver nesse conteúdo

Com a maioria das pessoas tendo que lidar com tantas contas para pagar no início do ano, a pergunta é: como fazer boas vendas neste período e conquistar mais clientes?

No blog de hoje, você vai encontrar algumas dicas de marketing para não deixar o seu faturamento cair no começo de 2023. Coloque-as em prática e inicie, assim, mais um ciclo com o pé direito!

O ano novo começa e o desafio das vendas também!

Vamos falar sério: o início de ano não é marcado apenas por novos planos, expectativas e promessas. Algo que também é característico desta época são os boletos de contas importantes como IPVA, IPTU, materiais escolares, rematrícula e por aí vai! Para piorar, tudo isso vem junto dos gastos extras que acabam acontecendo nas festas de Natal e Réveillon. 

A diminuição na demanda por produtos e serviços também se torna mais expressiva em meses como janeiro e fevereiro. Esse, com certeza, é o pior período do ano para o comércio e a indústria. 

E é exatamente na virada de um ano para o outro que se percebe um contraste importante. Segundo informações do portal E-Commerce Brasil, o mês de dezembro é o mais aquecido, com cerca de 24% de aumento de clientes por ano. 

Em contrapartida, meses como janeiro e fevereiro apresentam um fluxo menor de vendas, com uma queda no varejo de 10 a 11% na procura por produtos e serviços. Nesse cenário, será que ainda é possível manter um bom nível de vendas?

A resposta é sim! Então, sem mais enrolação, confira algumas dicas que selecionamos e descubra como uma boa estratégia de marketing pode te ajudar a manter o faturamento aquecido na temporada em que tal meta parece ser inatingível.

Ofereça promoções e descontos especiais

Se tem uma coisa que todo consumidor gosta (inclusive você) é de uma boa promoção, certo? Então, a primeira dica é começar o ano atraindo clientes com boas oportunidades para fazer compras.

Isso é importante, até mesmo se não estivéssemos em uma época com pouco movimento no comércio. Sabe-se que é comum alguns consumidores terem o famoso hábito de “pechinchar” até encontrarem o melhor preço. Então, faça esse “achado” acontecer na sua loja! 

Esteja presente nas redes sociais!

Veja bem, se cerca de 4,7 bilhões de pessoas no mundo todo usam as redes sociais, por que a sua marca ainda não tem um perfil bem atrativo por lá? Consegue imaginar quantas oportunidades de venda você pode estar perdendo?

Estamos falando de algo importantíssimo chamado presença digital. Basicamente, se trata do espaço ocupado pela sua marca no ambiente online. Um passo muito importante para conquistar esse lugar é criar o perfil da sua empresa nas redes sociais!

Por meio delas, os consumidores conseguem realizar compras sem migrar para outros canais de atendimento, possibilitando uma jornada rápida e direta ao cliente. Além disso, é possível humanizar a sua marca e criar uma relação muito mais próxima com os leads e consumidores. 

Quem não é visto, não é lembrado… invista em publicidade!

Aqui, o raciocínio é básico: de nada adianta fazer promoções imperdíveis, se ninguém sabe que elas existem. Portanto, divulgue as suas oportunidades nas redes sociais e pense seriamente no investimento em tráfego pago. 

Já imaginou ter as suas ofertas aparecendo em anúncios da internet? Plataformas como Facebook Ads, Google Ads, podem hospedar as campanhas e atrair o interesse das pessoas pela sua marca!  

Basicamente, o tráfego pago obtém uma quantidade bem maior de interações com o conteúdo, por meio de curtidas, compartilhamentos, etc.

Outra coisa que funciona bem para chamar a atenção das pessoas, sobretudo as que são mais ativas nas redes sociais, é entrar na “onda” das trends. Imagine a sua equipe toda participando? Com certeza, ia fazer sucesso!

E não podemos esquecer de uma boa gestão de conteúdo! Pense que, até finalizar a venda, o seu cliente vai sendo atraído pelo o que ele vê. Isso inclui desde imagens do produto, até legendas com dicas.

Nessa parte é importante mesclar o conteúdo. Por exemplo, se em um post você anunciou uma promoção, no outro, é interessante dar aquelas dicas de ouro sobre como usar os produtos.

Invista no Marketing Digital!

Sabe aquela solução completa? Pense em uma forma de conseguir executar tarefas de design gráfico, conteúdo, gestão de mídias, atração e nutrição de clientes… e tudo isso por conta de uma equipe só com especialistas no assunto!

A gente te garante que essa é a estratégia que vai dar um verdadeiro BOOM nas suas vendas nesse começo de ano. Cuidado apenas para se surpreender com os resultados lá nas alturas!

Não é isso que você quer? Então, entre em contato agora mesmo com uma agência de marketing digital e conheça tudo que ela pode fazer para o seu negócio ter resultados ainda melhores do que em 2022!

Siga o coelho branco… ou melhor, o cliente!

Se o seu propósito é aquecer as vendas nesse comecinho de 2023, será necessário saber onde estão os clientes que você deseja conquistar. É isso mesmo: a próxima dica é saber onde essas pessoas estão e ir até elas!

E, como é comum no início do ano, muita gente está curtindo as férias. Sendo assim, será preciso disponibilizar meios pelos quais seja possível comprar e pagar, de forma que as pessoas possam fazer isso de onde estiverem.

Portanto, diversifique não apenas as formas de pagamento, mas, também, os canais de atendimento. Por exemplo, sua loja possui uma conta no WhatsApp Business? Se ainda não, isso é algo que precisa mudar.

Vamos lá, coloque-se no lugar do seu cliente. Você gostaria de ter alguma dificuldade em fazer suas compras online, justamente porque não consegue um atendimento à distância que seja rápido e eficiente? Pois é…

Ah, e é sempre bom lembrar: no blog da Growth Idea, você fica por dentro dos melhores assuntos sobre o universo do marketing. A gente te espera aqui na semana que vem!

E desejamos que esse ano de 2023 seja de grandes conquistas para você, sua família e seus negócios!

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