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Como analisar os dados das redes sociais de seu negócio?

O que você vai ver nesse conteúdo

Se o termo “Social Analytics” ainda é desconhecido pra você, saiba que, em algum momento, será necessário conhecê-lo e saber como analisar os dados das suas redes sociais.

Esse é o procedimento feito através de ações como: monitoramento, mensuração e interpretação de interações digitais (reações, comentários, tempo de leitura, cliques, mensagens, downloads e vendas).

No blog de hoje, você não só vai ficar por dentro do assunto, mas também aprenderá como fazer esse tipo de análise no seu negócio. Boa leitura!

Por que esse tipo de análise é necessária?

O motivo é muito simples: quem deseja avaliar o que de fato está funcionando em suas redes sociais precisa recorrer à uma análise de dados constante. É uma das formas de acompanhar o seu desempenho.

E essa necessidade não é algo tão recente. Já faz tempo que muitas pesquisas quantitativas (aquelas que mostram os números) deixam claro que as redes sociais são um ponto de contato essencial entre uma empresa e seus consumidores.

Dessa forma, todo empreendimento que deseja se desenvolver e conquistar cada vez mais espaço no mercado, deve analisar sua performance nos meios digitais para realinhar as estratégias sempre que necessário.

Afinal, os resultados obtidos dizem muito sobre a forma como a audiência tem recebido os conteúdos que você oferece. Veja agora, alguns dados importantes das redes sociais que devem passar por essa análise:

Alcance e engajamento

Tudo pode começar a partir de uma pergunta: “qual foi o alcance da minha postagem?” E aqui, não basta confiar no número de visualizações (seja dos seguidores ou de quem chegou até o post por conta dos algoritmos…).

Sendo assim, para analisar os dados de alcance é preciso “medir” o engajamento do público. Faça isso descobrindo quantas pessoas curtiram, marcaram, comentaram e compartilharam o seu conteúdo. 

Quer mais informações sobre como executar direitinho essa tarefa? Então, dá uma olhada no nosso artigo Monitoramento de engajamento das redes sociais e nunca mais tenha dúvidas sobre o assunto!  

Sentimento

Além de tudo, é preciso lidar com as emoções…

Brincadeiras à parte, a coisa realmente é séria, gente. Isso porque, não basta contar com números para avaliar o seu engajamento, sendo que também é preciso reconhecer a qualidade dele.

Como fazer isso? Procure analisar o sentimento envolvido em cada interação: se trata de uma crítica? Um elogio? Uma dúvida? Uma recomendação? O que o público diz nas “entrelinhas” também é informação relevante para você.

Sabe por que? Antes de consumir algo via internet, a maioria dos usuários acessam as redes sociais das empresas, exatamente para buscar por comentários e avaliações de outros clientes.

E pode ter certeza que vai ter “muito sentimento” envolvido nos depoimentos do público. Por isso, considere esse fator também em sua análise de dados.

Taxa de cliques

Você investe em anúncios? Então, a taxa de cliques que a publicidade alcançou é um dado que não pode ficar de fora da sua análise de jeito nenhum! No marketing de conteúdo essa é uma estratégia bastante utilizada. 

A partir dela, as redes sociais direcionam o seu tráfego pago para páginas de blogs, por exemplo. Além disso, essa métrica te ajuda a avaliar se o público que visualizou o seu conteúdo está clicando e interagindo com ele.

Sabe qual a relevância disso? Basicamente, trata-se de um dos primeiros passos que podem te levar até a tão desejada venda!

Ferramentas de análise

E como fazer isso sem a tecnologia certa? Uma das melhores alternativas é a partir do marketing terceirizado. 

As agências especializadas nesse serviço dispõe de ferramentas de alta qualidade para monitorar seus dados, analisar e oferecer as soluções ideais para uma melhoria constante dos resultados!

Mas também é possível contar com a ajuda de programas específicos (e gratuitos) para este tipo de serviço. Veja alguns deles:

  • Google Analytics:  além de monitorar o tráfego em sites, também é possível rastrear a performance dos anúncios nas redes sociais.
  • Riff: uma extensão do Google Chrome que mostra em tempo real o “analytics” das páginas que acompanha. Analisa e mostra a quantidade de retweets e uso de hashtags.
  • Cyfe: permite sincronizar dados de todas as redes sociais e gerar relatórios para análise das redes que deseja acompanhar.

Tá vendo como aqui no nosso blog você sempre encontra um conteúdo útil e bem prático? Não perca as atualizações e saiba tudo sobre os melhores temas do universo do marketing! 

Até a próxima!

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