As datas comemorativas são momentos especiais do ano que as pessoas aguardam com muita expectativa e entusiasmo. É uma oportunidade única para as empresas se conectarem com os seus clientes.
Trata-se de oportunidades ótimas para alcançar novos públicos e aumentar as vendas. Sendo assim, as datas comemorativas podem e devem ser usadas na produção dos conteúdos de marketing digital.
Agora, como fazer isso? Fique tranquilo, pois você veio ao lugar certo! No blog de hoje, a Growth Idea te dá algumas dicas ótimas de como usar essas datas da forma correta e produzir conteúdos de alta relevância para o seu público. Boa leitura!
Ponto de partida: o que são datas comemorativas?
As datas comemorativas são os dias que marcam acontecimentos e mudanças importantes na história do nosso país. São datas tanto nacionais, quanto internacionais, bem como lembranças de fatos históricos importantes.
No caso das datas comemorativas nacionais, elas são classificadas como:
Data nacional – é um dado considerado sagrado por todos os brasileiros. Por exemplo: 07 de setembro, dia da Independência do Brasil.
Data estadual/municipal – é considerado importante apenas pelos moradores deste local. Exemplo: 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo.
Data religiosa – é considerada sagrada por aqueles que acreditam em determinadas crenças religiosas. Por exemplo: 31 de outubro, Dia da Reforma Protestante.
Data profissional – indica a data em homenagem à uma profissão. Pode estar relacionada ao seu surgimento, oficialização, ou, até mesmo, à alguma figura de destaque no ramo. Por exemplo: 18 de outubro, Dia do Médico.
Já no caso das datas comemorativas internacionais, alguns exemplos que ganham destaque no Brasil são:
Dia Mundial da Água (22 de março), Dia Mundial da Saúde (7 de abril), Dia do Combate à AIDS (1 de dezembro), Dia Mundial dos Direitos Humanos (10 de dezembro) e várias outras.
Porque elas são importantes no Marketing Digital?
De forma geral, pode-se dizer que as datas comemorativas são importantes para o marketing, porque elas permitem que as marcas se conectem com seus clientes em um nível emocional.
Essas ocasiões especiais são momentos em que as pessoas estão mais abertas a receber mensagens positivas e a se engajar com conteúdos que as façam sentir bem e em sintonia com causas e pensamentos que apoiam.
Sendo assim, produzir conteúdo em uma data especial é uma grande oportunidade que as marcas têm de se destacarem no mercado. Afinal de contas, como em todas as épocas do ano, a concorrência sempre vai procurar sair na frente…
Então, quando chega uma data comemorativa, é o momento onde cada marca tem a oportunidade de criar uma conexão ainda maior e mais forte com o seu público-alvo.
A criação de conteúdo nessas ocasiões
Bem, criar conteúdo de fato relevante para atingir o público certo, toda empresa sabe que é necessário. Agora, a dúvida pode ser exatamente como fazer isso em datas especiais.
Como já foi dito aqui, há uma coisa que não se deve perder de vista: quando um conteúdo é publicado em datas comemorativas, ele tem um impacto maior do que se fosse apenas uma publicação padrão.
Vamos pensar no seguinte exemplo: imaginemos que a sua empresa é do ramo de tecnologia e você precisa escrever um blog sobre os melhores softwares gratuitos para gerenciamento de projetos.
Se esse conteúdo precisa ser postado no dia 15 de setembro, porque não aproveitar a ocasião e falar sobre a data? Afinal, neste dia, é comemorado o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista.
Acredite, isso vai atrair mais pessoas interessadas em conferir o conteúdo. Sem contar que, se a qualidade for realmente boa, clientes em potencial podem fazer contato com a sua empresa, porque gostaram do seu blog naquele dia!
Uma coisa é certa: não duvide que, para cada data comemorativa, existem várias possibilidades de conteúdo. Certamente, a sua empresa poderá usar opções bastante criativas para atrair mais clientes!
Escolha as melhores datas para fazer suas campanhas!
Calma! Antes de partir para o planejamento de conteúdo em si, é preciso definir algo muito importante: selecione as datas comemorativas que realmente sejam estratégicas para o seu tipo de negócio.
Ah, e isso só é possível caso você tenha um perfil empresarial bem definido. Ou seja, se souber a identidade da sua empresa, seus objetivos, metas, valores e etc. Isso precisa estar muito bem definido!
Pense um pouco: forçar uma ligação entre uma certa data comemorativa e o seu produto pode significar perda de tempo e dinheiro! Sem contar que um público mais “esperto” consegue perceber quando a coisa tá artificial demais.
Agora, é claro que existem algumas datas que, no geral, praticamente toda empresa pode aproveitar. Isso porque, elas costumam gerar um grande aumento de consumo do público.
Os melhores exemplos são a Black Friday (24 de novembro, em 2023), o Natal (25 de dezembro) e o Dia do Cliente (15 de novembro). Todos os anos, o comércio vive um verdadeiro “boom” de vendas, com um aumento significativo em seu faturamento.
E as vendas on-line tem uma grande participação nisso. Só em 2021, pouco tempo após a grande crise gerada pela pandemia da COVID-19, o comércio eletrônico faturou cerca de R$ 5,4 bilhões na Black Friday.
Conte com a ajuda profissional para criar conteúdo nas datas comemorativas!
Quer uma receita de sucesso para produzir conteúdos super criativos e com um poder altamente magnético para atrair novos clientes nas datas comemorativas? É mais simples do que imagina!
Una todo o conhecimento que só você tem sobre o seu produto e a experiência dos profissionais de uma agência de marketing digital! Esse é o caminho certo para produzir conteúdo verdadeiramente impactante e gerar resultados de verdade!
Não é isso que você deseja? Então, a boa notícia é que a Growth Idea é uma agência especializada em marketing digital, com atuação em 10 estados do Brasil e um time de profissionais que sabem fazer a sua marca decolar!
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Semana que vem, temos um encontro marcado aqui no blog da Growth com mais um conteúdo exclusivo. Esperamos você por aqui!