agencia de marketing digital juiz de fora
Blog Growth Idea

Como usar as datas comemorativas em seus conteúdos?

O que você vai ver nesse conteúdo

As datas comemorativas são momentos especiais do ano que as pessoas aguardam com muita expectativa e entusiasmo. É uma oportunidade única para as empresas se conectarem com os seus clientes.

Trata-se de oportunidades ótimas para alcançar novos públicos e aumentar as vendas. Sendo assim, as datas comemorativas podem e devem ser usadas na produção dos conteúdos de marketing digital.

Agora, como fazer isso? Fique tranquilo, pois você veio ao lugar certo! No blog de hoje, a Growth Idea te dá algumas dicas ótimas de como usar essas datas da forma correta e produzir conteúdos de alta relevância para o seu público. Boa leitura!

Ponto de partida: o que são datas comemorativas?

As datas comemorativas são os dias que marcam acontecimentos e mudanças importantes na história do nosso país. São datas tanto nacionais, quanto internacionais, bem como lembranças de fatos históricos importantes.

No caso das datas comemorativas nacionais, elas são classificadas como:

Data nacional – é um dado considerado sagrado por todos os brasileiros. Por exemplo: 07 de setembro, dia da Independência do Brasil.

Data estadual/municipal – é considerado importante apenas pelos moradores deste local. Exemplo: 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo.

Data religiosa – é considerada sagrada por aqueles que acreditam em determinadas crenças religiosas. Por exemplo: 31 de outubro, Dia da Reforma Protestante.

Data profissional – indica a data em homenagem à uma profissão. Pode estar relacionada ao seu surgimento, oficialização, ou, até mesmo, à alguma figura de destaque no ramo. Por exemplo: 18 de outubro, Dia do Médico.

Já no caso das datas comemorativas internacionais, alguns exemplos que ganham destaque no Brasil são:

Dia Mundial da Água (22 de março), Dia Mundial da Saúde (7 de abril), Dia do Combate à AIDS (1 de dezembro), Dia Mundial dos Direitos Humanos (10 de dezembro) e várias outras.

Porque elas são importantes no Marketing Digital?

De forma geral, pode-se dizer que as datas comemorativas são importantes para o marketing, porque elas permitem que as marcas se conectem com seus clientes em um nível emocional. 

Essas ocasiões especiais são momentos em que as pessoas estão mais abertas a receber mensagens positivas e a se engajar com conteúdos que as façam sentir bem e em sintonia com causas e pensamentos que apoiam.

Sendo assim, produzir conteúdo em uma data especial é uma grande oportunidade que as marcas têm de se destacarem no mercado. Afinal de contas, como em todas as épocas do ano, a concorrência sempre vai procurar sair na frente…

Então, quando chega uma data comemorativa, é o momento onde cada marca tem a oportunidade de criar uma conexão ainda maior e mais forte com o seu público-alvo

A criação de conteúdo nessas ocasiões

Bem, criar conteúdo de fato relevante para atingir o público certo, toda empresa sabe que é necessário. Agora, a dúvida pode ser exatamente como fazer isso em datas especiais.

Como já foi dito aqui, há uma coisa que não se deve perder de vista: quando um conteúdo é publicado em datas comemorativas, ele tem um impacto maior do que se fosse apenas uma publicação padrão.

Vamos pensar no seguinte exemplo: imaginemos que a sua empresa é do ramo de tecnologia e você precisa escrever um blog sobre os melhores softwares gratuitos para gerenciamento de projetos.

Se esse conteúdo precisa ser postado no dia 15 de setembro, porque não aproveitar a ocasião e falar sobre a data? Afinal, neste dia, é comemorado o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista.

Acredite, isso vai atrair mais pessoas interessadas em conferir o conteúdo. Sem contar que, se a qualidade for realmente boa, clientes em potencial podem fazer contato com a sua empresa, porque gostaram do seu blog naquele dia!

Uma coisa é certa: não duvide que, para cada data comemorativa, existem várias possibilidades de conteúdo. Certamente, a sua empresa poderá usar opções bastante criativas para atrair mais clientes!

Escolha as melhores datas para fazer suas campanhas!

Calma! Antes de partir para o planejamento de conteúdo em si, é preciso definir algo muito importante: selecione as datas comemorativas que realmente sejam estratégicas para o seu tipo de negócio.

Ah, e isso só é possível caso você tenha um perfil empresarial bem definido. Ou seja, se souber a identidade da sua empresa, seus objetivos, metas, valores e etc. Isso precisa estar muito bem definido!

Pense um pouco: forçar uma ligação entre uma certa data comemorativa e o seu produto pode significar perda de tempo e dinheiro! Sem contar que um público mais “esperto” consegue perceber quando a coisa tá artificial demais. 

Agora, é claro que existem algumas datas que, no geral, praticamente toda empresa pode aproveitar. Isso porque, elas costumam gerar um grande aumento de consumo do público.

Os melhores exemplos são a Black Friday (24 de novembro, em 2023), o Natal (25 de dezembro) e o Dia do Cliente (15 de novembro). Todos os anos, o comércio vive um verdadeiro “boom” de vendas, com um aumento significativo em seu faturamento.

E as vendas on-line tem uma grande participação nisso. Só em 2021, pouco tempo após a grande crise gerada pela pandemia da COVID-19, o comércio eletrônico faturou cerca de R$ 5,4 bilhões na Black Friday

Conte com a ajuda profissional para criar conteúdo nas datas comemorativas!

Quer uma receita de sucesso para produzir conteúdos super criativos e com um poder altamente magnético para atrair novos clientes nas datas comemorativas? É mais simples do que imagina!

Una todo o conhecimento que só você tem sobre o seu produto e a experiência dos profissionais de uma agência de marketing digital! Esse é o caminho certo para produzir conteúdo verdadeiramente impactante e gerar resultados de verdade!

Não é isso que você deseja? Então, a boa notícia é que a Growth Idea é uma agência especializada em marketing digital, com atuação em 10 estados do Brasil e um time de profissionais que sabem fazer a sua marca decolar!

Com a nossa ajuda, as suas redes sociais vão ficar repletas de conteúdos criativos, explorando o máximo de cada data comemorativa, estabelecendo uma conexão forte com o seu público!

Sério, a sua marca precisa da Growth! Agende agora mesmo uma reunião totalmente gratuita com a nossa gerência para conhecer as nossas soluções! É só mandar uma mensagem pelo Whatsapp (32) 99162-5245.

Se preferir, entre em contato conosco pelo nosso Instagram oficial. Já aproveita e segue a gente por lá!

Semana que vem, temos um encontro marcado aqui no blog da Growth com mais um conteúdo exclusivo. Esperamos você por aqui! 

 

Compartilhe esse conteúdo!

WhatsApp
LinkedIn
Email

Comentários

Conteúdos relacionados