Você sabia que o Dia do Profissional do Marketing é comemorado em 8 de maio? Esse dia super especial é voltado para homenagear todos aqueles que se dedicam a criar e vender ideias que impulsionam negócios, trazendo visibilidade e atraindo pessoas.
Para desenvolver estratégias e projetos que ajudam a movimentar e a melhorar a competição no mercado de trabalho, os “marqueteiros” têm formação em diversas áreas. As mais comuns são Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Letras e até Administração de Empresas.
No nosso blog de hoje, vamos falar sobre 10 habilidades indispensáveis que todo bom profissional de marketing deve possuir. Você é da área ou se interessa por ela? Então, acompanhe a leitura e fique por dentro!
Criatividade
Essa não é apenas uma habilidade, mas sim, um talento. Uma mente criativa é capaz de fazer conexões entre ideias, enxergar soluções e oportunidades onde a maioria não consegue. O profissional criativo é fundamental no exercício do marketing, pois sua capacidade de conceber o novo é um dos elementos que dá vida ao seu trabalho.
Comunicação
Ao contrário do que se pensa, essa habilidade não tem a ver com falar demais.. Se comunicar bem significa reconhecer e saber usar a linguagem mais adequada para cada finalidade e com cada público. O bom desempenho dessa competência inclui desde um bom conhecimento das normas da língua até estratégias de atração e persuasão.
Flexibilidade
O mercado do marketing é bastante movimentado. Mudanças podem acontecer o tempo todo, por exemplo, com relação às ideias. Sempre é possível pensar em algo melhor, mais criativo, diferenciado e isso vai mexer com o planejamento das ações. Modificações fazem parte da rotina desse profissional. Portanto, estar disposto a analisá-las e fazer alterações de forma flexível na sua agenda são atributos necessários a um bom profissional de marketing.
Conhecimento em mídias
Todo meio pelo qual é possível difundir informações é um campo de atuação importante para esse profissional. Logo, saber de forma aprofundada como funcionam as mídias é uma habilidade que não pode faltar. Estamos falando, aqui, de um processo fundamental para o marketing, já que a partir dele,tudo é planejado, executado e, finalmente, chega até o conhecimento geral.
Controle emocional
É isso mesmo que você acabou de ler. Nesse rol de habilidades, não estão presentes apenas aquelas de caráter técnico. É preciso saber controlar bem as emoções para lidar com o cumprimento de prazos, modificações que podem aparecer de última hora, participar de várias reuniões ao longo da semana e receber feedbacks da melhor maneira possível. Ufa!
Bom trabalho em equipe
Nenhum profissional de marketing trabalha sozinho. Para fazer uma empresa desse ramo funcionar, é necessária a contribuição de vários colegas. O trabalho de um geralmente depende do que o outro faz. Ou seja, as atividades são complementares. Para desenvolver essa habilidade é necessário saber cultivar um bom relacionamento com pessoas, gerindo e delegando funções quando for preciso.
Visão de negócios
Não é necessário que se tenha experiência como CEO de grandes empresas. No entanto, para fazer um trabalho de qualidade no marketing é muito importante que o profissional conheça o mínimo possível de como o mercado funciona. Ele vai fazer uso dessas informações para desenvolver suas estratégias e aplicá-las de forma precisa, sempre se atualizado sobre o tudo o que é tendência e as preferências do público.
Marketing digital
Não tem jeito, a internet é a maior vitrine de negócios do mundo. Por isso mesmo, o meio digital se tornou um dos principais locais de atuação do profissional de marketing. Assim sendo, todas as outras habilidades que são citadas aqui ganham um novo e infinito cenário de possibilidades. Para fazer um excelente trabalho nesse universo sem fronteiras, é preciso conhecê-lo muito bem.
Falando nisso, temos um artigo em nosso blog sobre como criar uma boa estratégia de marketing digital. Que tal dar uma olhadinha depois que finalizar esta leitura? Prometo que valerá a pena!
Lidar com indicadores
O sucesso das ações de marketing deve ser acompanhado a todo momento. Hoje em dia, há muitas ferramentas tecnológicas que permitem fazer a visualização das métricas, gestão de tráfego e outras estratégias que tornam possível, não só saber o caminho que o trabalho está seguindo, mas também redirecioná-lo quando for necessário. Esses recursos dizem para o profissional o que está dando certo ou errado.
Design
Essa habilidade se aplica mais diretamente ao pessoal que fica por conta da produção visual. No entanto, não deve ser uma aptidão exclusiva deles. É bom que todo profissional envolvido com o marketing consiga ter uma visão mínima de como o seu trabalho será apresentado ao público.
Lembrando que, dependendo da forma como é apresentado, um serviço pode deixar suas primeiras impressões favoráveis ou não. Portanto, todos devem contribuir com boas ideias para “vestir” o seu trabalho de forma adequada.
Gostou do nosso conteúdo de hoje? Não deixe de acompanhar o nosso blog! A Growth Ideia vai sempre preparar algo especial para você ficar por dentro do universo do marketing.