As redes sociais têm facilitado a conexão entre as pessoas, grupos e organizações. Por isso, elas se tornaram um espaço bastante explorado por diversos empreendedores para expandir a sua marca e atrair um novo público.
Nesse momento é que surgem as dúvidas de como encaixá-las nas estratégias de marketing. No blog de hoje, você vai entender como encaixar as redes sociais em seu planejamento de forma assertiva, a fim de que alcance os resultados esperados.
Primeiro passo
Para começar, uma série de decisões precisam ser tomadas. O propósito é ter conversão? Reconhecimento de marca? Tráfego para outro canal? Só depois de definido o objetivo é hora de olhar para o público e adequar a comunicação para a rede social em questão.
É aí que vem a definição dos conteúdos, a escolha dos formatos e até as ações com influenciadores. Em seguida, é preciso lembrar a importância de manter a frequência nas postagens.
Recentemente, o Facebook vem apostando em comunidades e grupos. Sua marca pode aproveitar para criar a própria rede de contatos (uma comunidade) e explorar esse canal.
Dentre as melhores maneiras de fazer isso e usufruir ao máximo essa possibilidade, a oferta de conteúdos exclusivos para os membros pode ser citada. Assim, é possível estimular o público a interagir com você, se expressando com mais liberdade.
Instagram, o grande sucesso das redes
Atualmente, o Instagram é a rede social que tem se destacado como ambiente para divulgação de negócios. Hoje, a plataforma conta com cerca de 1 bilhão de usuários no mundo, sendo que o Brasil tem por volta de 99 milhões de contas ativas.
Está vendo? Diante desses números, você consegue entender a grande visibilidade que a sua empresa pode ter ao marcar presença na internet e investir em marketing nas redes sociais, certo?
Velocidade. Essa é a palavra que melhor define o que faz as estratégias darem certo nessa rede social. Se você criar um perfil para a sua marca, saiba que é preciso ser rápido para identificar um “trending topic” e criar conteúdo baseado nele.
O Twitter conta com alto potencial de interação, o que leva muitas empresas a utilizarem a rede como SAC. Isso funciona para aproximar marca e usuários, mas existe algo que faz tudo ficar melhor ainda nessa plataforma.
Estamos falando do chamado “community manager”. Ele nada mais é do que o profissional que gerencia as comunidades, responsável por interagir diretamente com o público, “dando voz” à marca.
Tik Tok
O Tik Tok tem quase 800 milhões de usuários em todo o mundo. Deste público, a grande maioria são jovens, dentro da faixa etária de 13 a 17 anos. A plataforma conta, também, com perfis de vários influenciadores famosos.
Uma boa estratégia de marketing adaptada ao Tik Tok é aquela que conta com a colaboração dos influenciadores digitais. Nas redes sociais, eles atuam como embaixadores de marcas e produtos.
Mesmo que o foco das postagens seja o produto ou serviço em si para dar destaque à marca, o número de seguidores que a pessoa tem em seu próprio perfil acaba sendo um elemento importante para atrair a atenção do público e gerar visibilidade.
Segundo dados divulgados pelo próprio Linkedin, cerca de 610 milhões de pessoas utilizam a plataforma, que já está presente em mais de 200 lugares ao redor do mundo.
De todo este público, aproximadamente 3 milhões de membros são ativos, dos quais 40% visitam o site diariamente.
Para você ter noção de como vale a pena investir no Linkedin, 97% dos profissionais de marketing B2B usam o site como canal de distribuição de conteúdo. Assim, o Linkedin acaba sendo responsável por 80% dos leads das mídias sociais.
Tá vendo só? Você imaginava que o Linkedin não era apenas um banco de currículos para conectar profissionais? A rede também é um excelente local para empresas se comunicarem com seu público.
Agora, verdade seja dita: uma página de empresa atraente e informativa é essencial para qualquer negócio no LinkedIn. Será um dos lugares mais prováveis para o seu público-alvo te visitar.
Use o de sua empresa para narrar as histórias positivas sobre o negócio. Você pode destacar a sua equipe e quaisquer prêmios que já ganharam, atribuindo autoridade no ramo.
E não é só isso…
Está achando que basta conhecer cada plataforma de rede social, criar um perfil e começar a postar conteúdos aleatoriamente? Errado! Quem deseja encaixar as redes sociais que possui em estratégias de marketing, precisa ir um pouco além…
É nesse momento que entram os conhecimentos mais “técnicos” sobre o que se deve buscar nas redes sociais para alcançar os resultados de crescimento que toda empresa procura.
Quer saber o que você deve atingir com seu perfil para criar estratégias de marketing que funcionem nas redes sociais? Então, fique de olho nas dicas abaixo!
Gere engajamento
Como as redes sociais são ambientes onde os usuários interagem bastante entre si, são uma ótima opção para que a sua empresa mantenha um relacionamento com o público. No entanto, é preciso saber como manter essa relação.
Para garantir que as pessoas interajam com o perfil, invista na produção de bons conteúdos, com mais possibilidades de interação, como pesquisas e lives, por exemplo. Você logo perceberá como isso aumenta o engajamento dos seguidores.
Visibilidade
Você sabia que, só no Brasil, as pessoas passam, em média, 3 horas e meia nas redes sociais? Esses foram os dados mais recentes publicados pela empresa GlobalWebIndex. Não dá pra desperdiçar esse tempo, ficando invisível, né?
Gestão de tráfego e conversões
Já te disseram que investir em um site institucional (bancos, escolas, etc.) gera maior confiança do público para a sua empresa? Nesse sentido, as redes sociais funcionam como uma porta de entrada para a sua página corporativa.
Isso porque, ao utilizar essas mídias que têm amplo alcance e visibilidade, você pode direcionar esse tráfego para o seu perfil, aumentar as conversões e, assim, alcançar melhores resultados no negócio.
Acompanhe os resultados nas redes
Por fim, e não menos importante, fique por dentro do que outros canais e perfis falam de você. Fazer esse monitoramento ajuda muito a ter insights criativos. Portanto, estabeleça métricas e use ferramentas para acompanhar os resultados.
Ter essas informações é importante para saber se suas estratégias estão dando certo. Por exemplo, se é preciso mudar alguma coisa, ou, até mesmo, o que funcionou bastante e vale a pena investir mais.
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