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Como usar cada formato do Instagram

O que você vai ver nesse conteúdo

Atualmente, o Instagram tem cerca de um bilhão de usuários ativos. Com tantos acessos, essa rede social se converteu em um dos maiores canais de vendas pela internet.

No blog de hoje, você vai aprender como utilizar cada formato da plataforma para alcançar os resultados que deseja. Está preparado? Então, leia até o final! 

Carrossel

Ele é oficialmente chamado de “postagem com várias imagens” pelo Instagram. E é assim mesmo que ele funciona. Neste formato, os posts podem apresentar até 10 fotos ou vídeos (ou uma combinação deles), que os seguidores “arrastam para o lado” para ver.

Geralmente, o carrossel é usado quando uma postagem simples, com uma imagem e legenda são considerados insuficientes para o conteúdo. Agora, já parou para pensar na força desse formato para alcançar o público? 

A principal vantagem que o carrossel apresenta é a sua capacidade de trazer mais seguidores para a página, já que também, nesse caso, aumentam muito as chances dos conteúdos serem salvos pelos usuários.

Então, se alguém olhou o seu carrossel todinho e salvou o seu post, a chance de ele retornar ao seu perfil é grande, bem como a possibilidade de se converter em um seguidor. Agora, multiplique pela enorme quantidade de perfis que o Instagram tem hoje em dia.

Sendo assim, se você deseja postar conteúdos mais completos e cheios de informação, aposte no formato carrossel. Além disso, por permitir um número maior de imagens, você ainda pode aproveitar para dar aquele reforço na sua identidade visual.

Instagram Reels

O Instagram Reels é uma ferramenta que permite a criação de vídeos curtos de, no máximo, 60 segundos, gravados na vertical e que podem combinar áudio, imagens, textos e efeitos visuais.

Na rede social, os Reels podem ser vistos no feed, nos Stories e uma aba própria para o formato. Esse tipo de vídeo é feito para divertir e entreter, mas também são interessantes para empresas que desejam se aproximar de seus consumidores.

Por ser um formato cada vez mais popular, o Reels tem um dos maiores alcances da plataforma. Além disso, é extremamente favorável para perfis que buscam um maior engajamento do público.

Para os usuários que desejam saber essas informações para ter uma noção da popularidade de seus conteúdos, o Reels apresenta a quantidade de perfis alcançados, curtidas, comentários e vezes em que o post foi salvo e compartilhado. 

Se você deseja usar esse formato para impulsionar o seu perfil, produza conteúdos com humor, ou ainda, para dar dicas e informações importantes para o público de forma simples e clara.

Lives do Instagram 

Uma novidade que tem deixado os usuários do Instagram ainda mais animados em produzir lives, é que os desenvolvedores da plataforma decidiram aumentar o tempo de duração das transmissões. O limite passou de uma para quatro horas de lives ao vivo. 

Um dos fatores que mais tem popularizado esse formato, com certeza, é a capacidade de gerar engajamento cada vez maior do público. A partir do momento em que seus seguidores sabem que você está olhando de volta para eles, as coisas mudam.

Assim, pode apostar que vem pela frente uma verdadeira chuva de comentários e perguntas visíveis a todos os participantes. Quer uma interação e resposta do público maior do que essa?

Sabendo disso, se você deseja usar as lives para ter mais sucesso no seu perfil, uma boa ideia é perguntar aos seus seguidores o que eles querem ver. Afinal, o conteúdo é feito com a intenção de atraí-los, certo?

Stories

O Instagram Stories é considerado um formato que cria conexão. Isso porque, através dos conteúdos gravados que ficam disponíveis por 24 horas, usuários conseguem compartilhar momentos do seu dia-a-dia com os seguidores.

Para quem deseja entender de forma mais técnica, essas interações funcionam como um “termômetro” para os algoritmos da plataforma, que entendem que quanto maior o engajamento, mais relevante é o seu conteúdo para os usuários. 

Existem algumas dicas para usar os stories para gerar mais interação e seguidores. Um exemplo é a caixinha de perguntas, o que faz as pessoas enviarem mensagens diretas para você, dando várias dicas sobre quais conteúdos produzir.

Outra opção é adicionar legendas nos stories. Isso porque, alguns usuários só liberam o som dos vídeos se o conteúdo for extremamente interessante. Se o seu post “cair de pára quedas” para alguém, a legenda vai aumentar as chances que o conteúdo seja visto.

Por fim, lembre-se de postar stories com frequência, não apenas para interagir com seus seguidores, mas chamar a atenção do seu perfil para quem esteja visitando. Aquela rodinha colorida deixa qualquer um curioso. 

Direct

Chegamos em um formato do Instagram que vai te ajudar muito a construir relacionamento com outros perfis. Afinal de contas, é um desperdício se comunicar com os usuários apenas por meio dos posts.

O direct do Instagram permite uma comunicação muito mais próxima, pois a mensagem automática, se for rapidamente respondida, evita com que a pessoa que enviou a mensagem fique esperando o seu retorno por muito tempo.

Ninguém deseja perder clientes, não é? Então, dê atenção especial para as DM’s e torne mais rápida a sua relação entre eles e o seu negócio. Dessa forma, sua base fica mantida e as chances de vender aumentam.

Estatístico

Se seu perfil no Instagram for profissional e  você tem interesse em saber informações específicas sobre o desempenho do seu perfil na plataforma, as estatísticas são a fonte certa.

Dentre as informações guardadas do perfil, você vai encontrar: impressões dos usuários, alcance, número de visualizações da sua página e até mesmo dos Stories. O que acha?

Lembrando que, para ver as estatísticas do seu perfil, você precisa ter uma conta comercial, vinculada a um perfil no Facebook. Com isso, basta apenas clicar no ícone específico das estatísticas para ter acesso. 

Guias do Instagram

Você já conhece elas? Basicamente, as guias do Instagram servem para reunir vários conteúdos em um único post, adicionando textos entre eles. Com esses recursos, podemos dizer que o usuário consegue criar uma pequena consultoria sobre determinado assunto.

O grande destaque deste formato é a possibilidade dos perfis publicarem posts com conteúdos mais densos e muito mais completos para o público. O bacana, também é que dá pra fazer isso, usando posts de outros perfis, por exemplo. Ou seja, quando isso acontece, temos o que é conhecido como posts colaborativos. 

Use o Guias do Insta para juntar várias informações úteis que antes estariam espalhadas pelo seu feed de forma pouco organizada. Aborde o assunto que deseja, reunindo informações relacionadas a ele, sem deixar nada solto por aí.

Para ficar por dentro dos melhores conteúdos para aumentar o sucesso da sua empresa, continue acompanhando o blog da Growth Idea, a sua agência de Marketing Digital. Até a próxima! 

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